Selma Bacha eleita Jovem Jogadora da Época na UEFA Women's Champions League 2021/22
Monday, May 23, 2022
Article summary
O defesa do Lyon, de 21 anos, foi a jogadora com mais assistências e contribuiu para a reconquista do título.
Article top media content
Article body
O painel de Observadores Técnicos da UEFA elegeu Selma Bacha, defesa-esquerda do Lyon, como Jovem Jogadora da Época da UEFA Women's Champions League 2021/22.
A jogadora de 21 anos encerrou uma boa campanha com uma exibição notável na vitória do Lyon sobre o Barcelona em Turim, por 3-1, que garantiu a reconquista do título por parte da equipa gaulesa - o oitavo no palmarés do clube. Apesar de jovem, esta foi a terceira final de Bacha, após as edições de 2018 e 2019, e também desempenhou um papel vital na campanha vitoriosa do Lyon em 2019/20. No entanto, esta foi a temporada em que Bacha atingiu a plenitude da sua capacidade, impondo-se como uma presença dominante no flanco esquerdo.
Frente ao Barcelona, um curto período na primeira parte resumiu o que a jovem é. Com o Lyon a alcançar uma surpreendente vantagem madrugadora, fez um corte incrível para impedir Jenni Hermoso de marcar. Poucos minutos depois, numa das suas típicas arrancadas ofensivas, fez um cruzamento tenso para o segundo poste que Ada Hegerberg finalizou de cabeça.
Essa foi a nona assistência de Bacha nesta edição da Women's Champions League, da fase de grupos até à final, mais três do que a mais directa perseguidora, sendo que quatro foram para tentos de Hegerberg.
A treinadora do Lyon, Sonia Bompastor, disse o seguinte sobre a exibição de Bacha na final: "Selma fez um grande jogo. Sabemos que ela tem qualidade e uma mentalidade forte, sendo capaz de se transcender em jogos deste calibre".
Estatísticas de Selma Bacha na Women's Champions League 2021/22 (da fase de grupos até à final)
Jogos: 10
Golos: 0
Assistências: 9
Cruzamentos completos: 44
Bolas recuperadas: 58