Supertaça Europeia de 2021: Chelsea - Villarreal, bilhetes e informações
Friday, August 6, 2021
Article summary
O Chelsea defronta o Villarreal no Estádio Nacional de Futebol de Windsor Park, em Belfast, a 11 de Agosto.
Article top media content
Article body
Quem vai disputar a Supertaça Europeia?
O jogo que abre a temporada das competições europeias de clubes coloca em confronto os vencedores da UEFA Champions League e da UEFA Europa League da época anterior. Por isso, na edição de 2021, o Chelsea vai defrontar o Villarreal.
Quando e onde é o jogo?
O jogo realiza-se no Estádio Nacional de Futebol de Windsor Park, em Belfast, na Irlanda do Norte, na quarta-feira, 11 de Agosto, com início às 20h00 (locais e de Portugal Continental).
Este local sucede a Praga (2013), Cardiff (2014), Tbilisi (2015), Trondheim (2016), Skopje (2017), Tallinn (2018), Istambul (2019) e Budapeste (2020) como cidades escolhidas para receber a Supertaça Europeia desde que o jogo deixou de se realizar em exclusivo no Mónaco.
Quem é o árbitro?
Onde ver o jogo na TV
Os parceiros locais de transmissão irão aparecer aqui quando estiverem confirmados.
Posso candidatar-me a bilhetes?
Os bilhetes foram postos à venda na sexta-feira, 30 de Julho, e o portal de bilhética encerrou às 15h00 (de Portugal Continental) de 2 de Agosto.
O estádio terá uma capacidade máxima geral para 13.000 espectadores, os quais serão solicitados a apresentar à entrada uma prova de teste à COVID negativo PCR ou de fluxo lateral, de acordo com a legislação local aplicável. Não haverá venda de comidas e bebidas nos locais habituais para o efeito existentes no piso térreo dentro do recinto.
Os adeptos oriundos do estrangeiro terão de cumprir as restrições e requisitos de entrada que estejam em vigor no país aquando da realização do jogo, já que não serão concedidas isenções aos detentores de bilhetes.
A comunicação sobre a venda de bilhetes aos adeptos das equipas finalistas será gerida pelos respectivos clubes. Mais informação disponível aqui.
O que é a Supertaça Europeia?
É um evento anual que coloca frente-a-frente os vencedores das duas principais competições europeias de clubes, imaginado pelo jornalista holandês Anton Witkamp e que serve para consagrar o melhor clube da Europa numa determinada temporada. O vencedor da Taça dos Campeões/UEFA Champions League esteve sempre presente, defrontando o vencedor da Taça dos Vencedores de Taças (1972–1999) ou o da Taça UEFA/UEFA Europa League (2000–).
O campeão europeu costuma vencer?
O Bayern, vencedor da UEFA Champions League, ergueu o troféu em 2020, mas este padrão nem sempre tem acontecido. O vencedor da Taça dos Campeões/UEFA Champions League ganhou 25 das 45 edições. Pode consultar aqui em pormenor os recordes e as estatísticas da Supertaça Europeia.
Qual o palmarés dos participantes deste ano na Supertaça Europeia?
Esta será a quinta participação do Chelsea na Supertaça Europeia, registo que apenas é superado por cinco clubes: Barcelona (9), Milan (7), Real Madrid (7), Liverpool (6) e Sevilha (6). Contudo, o emblema de Londres tem tido um rendimento irregular:
1998: V 1-0 Real Madrid (Mónaco)
2012: D 1-4 Atlético (Mónaco)
2013: D 2-2, 4-5 pen Bayern (Praga)
2019: D 2-2, 4-5 pen Liverpool (Istambul)
Em contraste, esta será a primeira presença do Villarreal na Supertaça Europeia. O título na UEFA Europa League foi, na verdade, apenas o seu segundo troféu de sempre – o primeiro foi quando venceu o campeonato da terceira divisão de Espanha em 1970 (embora tenham estado entre os três clubes que venceram a Taça Intertoto da UEFA em 2003 e 2004).