Troféu e hino da UEFA Nations League apresentados
Wednesday, January 24, 2018
Article summary
O troféu da UEFA Nations League – inspirado no logótipo da prova, o que acontece pela primeira vez numa competição da UEFA – foi apresentado.
Article top media content
Article body
O troféu e o hino da UEFA Nations League foram apresentados durante o sorteio da Fase das Ligas de 2018/19, em Lausanne.
O troféu foi mostrado em palco antes do sorteio pelo Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin. É inspirado no logótipo da prova, o que acontece pela primeira vez numa competição da UEFA.
A bandeira representa as 55 federações nacionais membros da UEFA, que vão disputar a prova num formato com subidas e descidas de Liga, e surge elegantemente enrolada em redor de um corpo central. O troféu é inteiramente feito em prata esterlina e tem no interior as cores da competição. O reflexo dessas cores na superfície da prata é uma das características que tornam este troféu único.
"A primeira coisa que quisemos foi que as pessoas começassem a pensar no que representava este troféu, o pináculo de uma nação, o hastear da bandeira", explicou Hélder Pombinho, director criativo da agência responsável pelo troféu. "Quando vemos este troféu a ser erguido, é isso que imaginamos, é como se estivéssemos a ver as bandeiras de todas as nações a serem hasteadas, como o ponto alto de ganhar esta competição".
O troféu pesa 7,5 kg e tem 71 centímetros de altura. Será erguido pelos primeiros vencedores em Junho de 2019.
O hino da competição também foi apresentado. Trata-se de uma composição feita por encomenda e que reflecte a energia por de trás da marca do torneio, que pretende destacar que todos os jogos são importantes.
O hino foi gravado por uma orquestra filarmónica e um coro que canta em latim. Os elementos clássicos do hino são misturados com música eletrónica de forma a criar uma marca contemporânea e exclusiva. O hino será utilizado em todas as plataformas, incluindo anúncios televisivos, entrada das equipas em campo e nas cerimónias.
O hino foi interpretado durante o sorteio pelo coro da Ópera de Lausanne.