UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Antevisão das meias-finais da Futsal Champions League: Sporting-Anderlecht, Palma-Benfica

Fazemos a antevisão de toda a acção em Palma de Maiorca, com Sporting e Benfica a medirem forças com dois estreantes em fases finais.

O Velòdrom Illes Balears está pronto para acolher a fase final da Futsal Champions League
O Velòdrom Illes Balears está pronto para acolher a fase final da Futsal Champions League UEFA via Sportsfile

A fase final da UEFA Futsal Champions League arranca esta sexta-feira em Palma de Maiorca, altura em que as meias-finais têm lugar no Velòdrom Illes Balears.

Fazemos a antevisão de toda a acção, com Sporting e Benfica a terem pela frente dois estreantes em fases finais. O play-off do terceiro lugar e a final disputam-se no domingo.

Calendário da fase final

Sexta-feira, 5 de Maio

Meias-finais:
Sporting - Sporting Anderlecht Futsal (17h00)
Mallorca Palma Futsal - Benfica (20h00)

Domingo, 7 de Maio

Jogo do terceiro lugar:
Palma / Benfica - Sporting / Anderlecht (16h00)
Final:
Palma / Benfica - Sporting / Anderlecht (19h00)

Todas as horas de Portugal Continental

Onde ver os jogos: TV/streams

Watch highlights

O Sporting, que conta com vários jogadores que ajudaram Portugal a sagrar-se campeão da Europa e do Mundo, chegou à final da Champions League por cinco vezes em seis temporadas (erguendo o troféu em 2019 e 2021), embora tenha perdido por 4-0 na decisão do ano passado, contra o Barça. Uma vitória por 10-2 ante o Ferreira do Zêzere, no passado fim-de-semana, selou o primeiro lugar na época regular da Liga portuguesa, isto num dia em que Nuno Dias (que detém o recorde de 57 jogos em provas de futsal da UEFA à frente de um único clube) orientou o Sporting pela 500ª vez.

O Anderlecht (conhecido até ao ano passado como Halle-Gooik) está a fazer a sua estreia em fases finais, sendo a primeira equipa belga a chegar tão longe na competição desde o antigo campeão Action 21 Charleroi em 2007. O empate 5-5 diante do Barça acabou por se revelar determinante para o apuramento do Anderlecht, que levou a melhor sobre os catalães na ronda de elite devido a uma melhor diferença de golos. O seu plantel tem muita experiência, com destaque para o melhor marcador da qualificação, Diogo, duas vezes vice-campeão desta competição ao serviço do Sporting. O treinador Luca Cragnaz era guarda-redes do Charleroi quando este venceu em 2004/05 e espera agora tornar-se o primeiro a conquistar o título como jogador e treinador.

Resumo da final de 2021: Barça 3-4 Sporting

Gréllo, o melhor marcador de sempre do clube, foi poupado no triunfo (por um total de 27-4) sobre o Malle-Beerse nos quartos-de-final do play-off do campeonato belga, mas deve enfrentar o Sporting. Conseguirá o Anderlecht dar seguimento à eliminação do Barça (campeão em 2020 e em 2022) e afastar o único outro clube a conquistar este título desde que a Taça UEFA de Futsal foi renomeada em 2018/19?

Estatística: João Matos, do Sporting, prepara-se para se tornar no primeiro jogador a chegar aos 75 jogos nas provas de clubes da UEFA.

Nuno Dias, treinador do Sporting: "Vimos alguns jogos do Anderlecht e em Portugal costumamos dizer que os jogadores são como o vinho do Porto, quanto mais velhos melhores – como Cavinato, que continua a marcar muitos golos. Eles têm jogadores muito experientes, com muita qualidade, também são muito bons nas bolas paradas. Têm um estilo parecido com o nosso e temos que tratá-los com respeito.

"Eliminaram o Barça e empataram com o Palma. O campeonato belga pode não ser o mais forte mas no passado vimos equipas fora dos campeonatos mais fortes vencerem esta competição, como o Kairat."

Luca Cragnaz, treinador do Anderlecht: "É uma grande honra para nós disputar este torneio, competir com estas grandes equipas, viver esta nova experiência. Acredito totalmente na minha equipa, confio os jogadores e tenho a certeza que vão estar ao melhor nível.

"Estudámos o Sporting em profundidade e procuramos focar a nossa atenção nas nossas próprias forças."

Ao pormenor: Conheça os semifinalistas

Watch highlights

O Palma chegou à fase final e foi escolhido como anfitrião na sua estreia, sendo que terá o apoio de uma multidão apaixonada na sua antiga casa (costuma jogar no Palau Municipal d'Esports de Son Moix). Os insulares vão tentar manter o título em Espanha, cujos clubes venceram 11 das últimas 21 edições, e grande parte do seu plantel já esteve anteriormente em fases finais desta competição, como por exemplo Mario Rivillos, bicampeão com o Inter FS. O Palma está em segundo lugar no campeonato espanhol, atrás do Barça, conjunto frente ao qual também perderam na final do play-off da época transacta.

O Benfica, medalha de bronze na última temporada, terminou em terceiro na época regular da Liga portuguesa e em Março substituiu o técnico Pulpis por Mário Silva, que foi adjunto de Joel Rocha nas Águias entre 2014 a 2021. Um de seus primeiros actos foi levar os encarnados à conquista da Taça de Portugal com uma vitória por 4-1 na final diante do Sporting (uma decisão que poderá repetir-se no domingo), incluindo dois golos do internacional brasileiro Diego Nunes, que chegou no Verão passado vindo do Palma, ao serviço do qual desempenhou um papel crucial na caminhada até à final do play-off, o que lhe permitiu a estreia europeia.

Resumo do jogo do terceiro lugar de 2022: ACCS 2-5 Benfica

O Palma também conta nas suas fileiras com dois ex-jogadores do Benfica, mais concretamente Hossein Tayebi e Chaguinha.

Estatística: O Benfica tenta chegar à sua terceira final, embora nunca tenha vencido um embate das meias-finais fora de Lisboa. Foi campeão como anfitrião em 2010 e vice-campeão seis anos antes, num formato diferente, quando a final era disputada entre os dois vencedores dos mini-torneios.

Antonio Vadillo, treinador do Palma: "Estamos muito satisfeitos por representar a Espanha na Champions League. Vai ser um jogo difícil, mas acreditamos que podemos estar à altura do desafio desta meia-final.

"Sentimo-nos bem, esta é uma grande experiência e os jogadores estão optimistas. Quando festejámos o apuramento para esta fase final sabíamos que queríamos mais... Estaremos em casa perante os nossos adeptos. O Benfica é um duro adversário, mas temos tudo para vencer."

Mário Silva, treinador do Benfica: "O Palma vai jogar em casa com o apoio dos adeptos e isso é muito importante. A este nível, chegará à final quem estiver mais preparado e mais concentrado. O Palma faz bem as coisas simples e vai ser um adversário muito difícil de enfrentar.

"Nunca imaginei que estaria nesta posição há dois meses, mas estava certo que estaria aqui como espectador! É incrível, claro."

Descarregue: UEFA Futsal Coach App

Selected for you