Final da Europa League, Sevilha - Roma: O que esperar
Monday, May 22, 2023
Article summary
Conheça alguns dos principais tópicos antes do duelo entre o hexacampeão Sevilha e o bicampeão José Mourinho na final da Europa League.
Article top media content
Article body
A final da UEFA Europa League vai colocar frente-a-frente Sevilha, seis vezes vencedor da competição, e Roma, detentora da UEFA Europa Conference League.
Neste artigo apresentado pela Enterprise, seleccionamos alguns dos principais pontos de conversa antes do jogo na Púskas Aréna, em Budapeste, a 31 de Maio.
Sete é número da sorte para o Sevilha
A relação do Sevilha com esta competição tem sido incrivelmente recompensadora. Desde que conquistou o troféu pela primeira vez, em 2005/06, somou mais cinco ao palmarés, tornando-se o clube mais titulado na competição, com larga vantagem. Mais incrível é o facto de ter um registo 100 por cento vitorioso em finais (incluindo duas vitórias no desempate por penáltis), algo que certamente deixará a Roma ainda mais alerta.
No entanto, se o registo europeu do Sevilha no torneio é brilhante, a campanha nacional em 2022/23 tem sido bastante atribulada. Houve uma altura em que esteve perto dos lugares de despromoção e conheceu três treinadores ao longo da temporada, com José Luis Mendilibar, de 62 anos, a tirar a equipa desse mau período e conduzindo-a até Budapeste. "Em dois meses tudo mudou e agora há euforia pelo facto de irmos disputar uma final", disse o médio Fernando. Agora tudo o que precisam é de um final feliz.
Mourinho em busca do tri
Mendilibar é dois anos mais velho do que José Mourinho, técnico da Roma, mas sabe muito bem que, em termos de troféus, o título da segunda divisão espanhola conquistado com o Valladolid dificilmente se compara à carreira do "Special One". "Ele é sempre o homem em destaque e continua a ganhar títulos, bem mais do que eu", disse o treinador do Sevilha. Curiosamente, José Mourinho disputou cinco finais europeias e venceu todas.
Conquistou a UEFA Champions League com Porto e Inter e na temporada passada tornou-se no primeiro treinador a ter no palmarés os principais troféus europeus de clubes da actualidade, quando ganhou a UEFA Europa Conference League com a Roma. Esta temporada, a sua missão é tornar-se no primeiro treinador a conquistar este troféu ao serviço de três clubes, após as conquistas com Porto (2002/03) e Man United (2016/17). "O Sevilha é uma equipa muito forte e tem bastante experiência", disse sobre a final, sabendo que o seu registo europeu fazem dele um adversário temível.
Já nos conhecemos?
Sevilla e Roma têm experiência considerável nesta competição e apenas o Villarreal (88) tem mais jogos do que Sevilla (80), enquanto os Giallorossi disputaram 58. Assim, é algo surpreendente que as equipas se tenham cruzado apenas uma vez: aconteceu em 2019/20, quando Youssef En-Nesyri ajudou o Sevilha a vencer a Roma 2-0 nos oitavos-de-final (eliminatória disputada a uma só mão e em território neutro devido à COVID).
Não foi um jogo do qual o médio-ofensivo romano Lorenzo Pellegrini, autor de oito golos europeus esta época - guarde boas recordações. "Eles fizeram um grande jogo e nós não", desabafou após o apito final. "Ganharam, de forma merecida, diga-se, e não há muito a dizer. Estamos muito chateados, eu em particular". Será que vai haver desforra?
Onde vai ser a final da UEFA Europa League de 2023?
A edição 2022/23 da Europa League vai concluir-se na Puskás Aréna, em Budapeste, a 31 de Maio de 2023.
Inaugurado oficialmente em 2019, o recinto com capacidade para mais de 65.000 espectadores fica no local do antigo estádio da selecção húngara, que também recebeu esse nome em homenagem a Ferenc Puskás, antigo avançado de Honvéd e Real Madrid. Estádio está localizado no bairro de Zugló, na capital húngara.