Antevisão da final da Europa League, Sevilha - Roma: Onde ver, horário, onzes prováveis, guia de forma
Tuesday, May 30, 2023
Article summary
Quando é? Onde posso ver? Quais os onzes prováveis? Qual o prémio? Tudo o que precisa de saber sobre a final da UEFA Europa League entre Sevilha e Roma.
Article top media content
Article body
O Sevilha defronta a Roma na final da UEFA Europa League, marcada para a Puskás Aréna, em Budapeste, na quarta-feira, dia 31 de Maio.
Sevilha - Roma de relance
Quando: Quarta-feira, 31 de Maio (20h00)
Onde: Puskás Aréna, Budapeste
O quê: Final da UEFA Europa League
Como seguir: Preparativos e cobertura em directo podem ser consultados aqui
Onde ver a final da Europa League na TV
Os adeptos podem consultar aqui os parceiros de transmissão local da UEFA Europa League.
O que precisa de saber?
Equipa mais titulada da história da competição, o Sevilha tem a oportunidade de conquistar o troféu pela sétima vez, após uma época que se revelou atribulada. Sob o comando de José Luis Mendilibar, terceiro treinador da equipa esta época, afastou o fantasma da despromoção no campeonato e aproveitaram da melhor forma o factor-casa para eliminar Manchester United e Juventus rumo a Budapeste.
A Roma teve uma campanha menos tensa a nível interno e mais uma vez voltou a transcender-se nas noites de quinta-feira. Após ter levado a sua equipa à conquista da edição inaugural da UEFA Europa Conference League na época passada, José Mourinho quer agora ser o primeiro treinador a vencer esta competição com três equipas diferentes, após os triunfos com Porto (2002/03) e Manchester United (2016/ 17).
Onzes prováveis
Sevilha: Bounou; Navas, Badé, Gudelj, Alex Telles; Fernando, Rakitić; Ocampos, Torres, Gil; En-Nesyri
Roma: Rui Patrício; Mancini, Smalling, Ibañez; Zeki Çelik, Cristante, Matić, Spinazzola; El Shaarawy, Pellegrini; Abraham
Guia de forma
Sevilha
Forma (todas as competições, mais recente em primeiro): DEEVVE
Ponto de situação: 11º na La Liga
Roma
Forma (todas as competições, mais recente em primeiro): DEEEVD
Ponto de situação: 6ª na Serie A
Declarações
José Luis Mendilibar, treinador do Sevilha: "Os erros pagam-se caro em jogos como este e trata-se de cometer o menor número possível de erros. Eliminámos grandes equipas mas a mais difícil está à nossa frente. Ganhará quem errar menos. A Roma é uma equipa muito forte defensivamente. Penso que não precisa de muitas oportunidades para marcar e vencer. É uma equipa que se sente confortável se tiver que defender perto da sua área, mas também se tiver que dar um passo à frente e pressionar. É uma equipa calma e tranquila. Precisamos de jogar com essa mesma calma também".
Ivan Rakitić, médio do Sevilha: "O treinador tem sido muito claro desde o início sobre o que quer. Isso não vai mudar amanhã. Temos de ser nós próprios. Quando dizemos que ninguém ama a competição como nós não é porque alguém no clube disse isso. É porque pensamos dessa forma. Temos que fazer o jogo perfeito para ganhar a taça e trazê-la para casa".
José Mourinho, treinador da Roma: "A história não joga. O meu colega [Mendilibar] acredita que a história torna o Sevilha favorito, respeito isso. Estamos na final porque merecíamos estar, eles têm uma história que nós não temos na competição. Para o Sevilha é normal disputar a final, para nós é um acontecimento extraordinário. Já tive mais oportunidades de jogar em competições europeias, mas Mendilibar é da mesma geração que eu, com os mesmos cabelos brancos. Estamos em pé de igualdade. O mesmo vale para os jogadores: o Sevilha tem mais experiência, mas nós jogamos juntos há dois anos".
Lorenzo Pellegrini, capitão da Roma: "Saber abordar uma partida tacticamente não significa atacar como um louco e permitir que o adversário marque. Para mim, abordar o jogo da forma táctica correcta é tentar limitar o adversário. Analisámos todas as equipas e procurámos conter os seus pontos fortes. Conseguimos fazer isso e estamos na final."
O que recebe o vencedor da Europa League de 2023?
O troféu da UEFA Europa League 65 centímetros de altura e pesa 15 quilogramas. Uma taça de prata sob um pedestal de mármore amarelo, foi projectada e trabalhada pela oficina Bertoni, sediada em Milão. Logo acima do pedestal, um grupo de jogadores parece estar a disputar uma bola, quando na realidade estão a segurar a "taça" octogonal com o logótipo da UEFA.
O vencedor de 2022/23 também garante um lugar na fase de grupos da UEFA Champions League de 2023/24.