Encontro imediato: Kylian Mbappé à conversa com astronauta
Monday, June 7, 2021
Article summary
"Tenho tantas perguntas", disse um entusiasmado Kylian Mbappé durante uma conversa com o astronauta Thomas Pesquet (em directo do espaço!), na antecâmara do UEFA EURO 2020.
Article top media content
Article body
Thomas Pesquet, astronauta francês a bordo da Estação Espacial Internacional, não quis deixar de prestar o seu apoio ao UEFA EURO 2020, despendendo algum tempo do seu apertado calendário para conversar com o compatriota Kylian Mbappé, estrela dos "bleus".
A conversa durou apenas 20 minutos, mas foi possível comparar notas e responsabilidades da profissão de cada um, bem como falar da possibilidade de praticar futebol no espaço. O UEFA.com teve a honra de assistir a este encontro.
Mbappé: "Estou muito entusiasmado e tenho tantas perguntas! Mas a primeira é: qual a sensação de estar no espaço?"
Pesquet: "É emocionante. Logo para começar, o lançamento é incrível, e depois disso é como estar numa montanha-russa, só que 10.000 mais forte. Depois há a sensação de quietude, tudo flutua, há uma calma incrível. Já para não falar que coisas que habitualmente exigem muito esforço, fazem-se com uma facilidade incrível, devido à ausência de gravidade. Até podemos voar e tudo!"
Mbappé: "Sei que está acompanhado de colegas de outras nacionalidades, certo? É um pouco como acontece com os jogadores nos clubes..."
Pesquet: "Sim, é verdade. Somos vários aqui, falamos quase sempre em inglês, mas também em russo. A comparação é correcta: diversas nacionalidades como num clube e, no fim de contas, tem de existir entendimento para as coisas funcionarem. E tal como vocês, futebolistas, também temos de trabalhar arduamente, para cumprir um sonho e para sermos bem-sucedidos na profissão que escolhemos para a nossa vida
Sobre lidar com a pressão
Pesquet: "A nossa saúde é monitorizada constantemente, um pouco como um jogador de futebol, para depois as coisas correrem sem problemas. No teu caso, agrada-te esse controlo e saberes que estás em boas mãos para desempenhar a tua profissão da melhor forma possível?"
Mbappé: "Sem dúvida. É muito bom ter essa ajuda extra: médicos, fisioterapeutas, etc. Mas depois também existe alguma pressão e receio, pois há sempre a possibilidade de alguma coisa correr menos bem ou mesmo mal. Mas o facto de termos a ciência do nosso lado é uma ajuda preciosa".
Pesquet: "Não podia estar mais de acordo. E seja em que actividade for, o talento é importante, mas a capacidade de trabalho também é igualmente vital. Nós astronautas trabalhamos imenso, e até costumo dizer que é 10 por cento de talento, 50 de trabalho e 50 de perseverança. Penso que no futebol se passe algo parecido..."
Mbappé: "Sim, tudo começa com o sonho de querer ser jogador, imitar ídolos. Mas depois de começarmos, temos de trabalhar imenso se quisermos chegar ao mais alto nível e permanecer lá. Exige trabalho e muitos sacrifícios. Depois também há o factor sorte, tomar a decisão certa na escolha do clube, cruzarmo-nos com um treinador que nos faça evoluir, e outras coisas mais".
Sobre praticar futebol no espaço
Pesquet: "Já tentámos fazê-lo aqui, mas a ausência de gravidade não ajuda nada. Até uma coisa simples como dar toques na bola é inútil. A única coisa em que ajudaria seria num pontapé-de-bicicleta".
Mbappé: "Deve ser uma loucura, acredito!"
Pesquet: "Agora que o nosso tempo acabou, tenho a dizer que foi um privilégio ter esta conversa e saber que há muitos pontos comuns nas nossas profissões. E podem estar certos que vou acompanhar o EURO. Inclusive vou fazer com que os meus colegas vejam também. Por fim, sendo eu francês, espero que a França ganhe. Desejo-te a ti e aos teus colegas a maior das sortes"
Mbappé: "Par mim também foi um enorme prazer e uma experiência inesquecível"
Pesquet: "Obrigado rapazes! Vemo-nos em breve".
Mbappé: "Que loucura, ele está a voar!"