UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

UEFA adia EURO 2020 por um ano

Numa decisão solidária sem precedentes da UEFA, deu-se prioridade à conclusão das competições nacionais, tendo sido criado um grupo de trabalho para examinar as possibilidades para a UEFA Champions League e UEFA Europa League 2019/20.

A UEFA anunciou esta terça-feira o adiamento do UEFA EURO 2020, a sua principal competição de selecções, que estava marcada para Junho e Julho deste ano. A saúde de todos os envolvidos na modalidade é a prioridade, além de evitar pressionar desnecessariamente os serviços públicos nacionais envolvidos na realização dos jogos. A mudança de data ajudará a concluir todas as competições nacionais, actualmente suspensas devido à emergência da COVID-19.

Todas as competições e jogos da UEFA (incluindo amigáveis) a nível de clubes e selecções, tanto masculinas como femininas, encontram-se suspensos até novo aviso. Os jogos do "play-off" do UEFA EURO 2020 e os amigáveis internacionais, agendados para o final de Março, serão disputados na janela internacional do início de Junho, sujeitos a uma reavaliação da situação.

Foi criado um grupo de trabalho, que conta com a participação de ligas e representantes de clubes, para analisar soluções de calendário que permitam a conclusão da temporada actual e qualquer outra consequência das decisões tomadas hoje.

As decisões, tomadas pelo Comité Executivo da UEFA, seguiram-se após reuniões por video-conferência com o Presidente e o Secretário Geral de cada uma das 55 federações-membro, que também contaram com a presença de representantes da Associação Europeia de Clubes, Ligas europeias e FIFPro Europa, todos convocados por Aleksander Čeferin, Presidente da UEFA, para se encontrar um plano coerente para quebrar o impasse criado pelo acumular de jogos atrasados devido à disseminação do vírus pelo continente.

Anunciando as decisões, Aleksander Čeferin disse:

"Estamos à frente de um desporto que envolve um grande número de pessoas e que foi assolado por um adversário invisível e veloz. É em momentos como este que a comunidade do futebol precisa mostrar responsabilidade, união, solidariedade e altruísmo.

2A saúde dos adeptos, funcionários e jogadores tem de ser a nossa prioridade principal, e com base nisso a UEFA apresentou diversas opções para que as competições possam terminar esta temporada com segurança e estou orgulhoso da resposta dos meus colegas em todo o futebol europeu. Havia um verdadeiro espírito de cooperação, com todos reconhecendo que tinham que sacrificar algo para alcançar o melhor resultado.

"Era importante que, como órgão gestor do futebol europeu, a UEFA liderasse o processo e fizesse o maior sacrifício. A mudança de data do EURO 2020 tem um custo enorme para a UEFA, mas faremos o possível para garantir que o financiamento vital para as "raízes" do futebol, o futebol feminino e o desenvolvimento da modalidade nas nossas 55 federações-membro não seja afectado. O propósito ao invés do lucro tem sido o nosso princípio norteador na tomada desta decisão para o bem do futebol europeu como um todo.

"O futebol é uma força edificante e poderosa na sociedade. A ideia de celebrar um festival pan-europeu de futebol em estádios vazios, com zonas de adeptos desertas enquanto todo o continente fica em casa isolado, é um momento sem alegria e que não poderíamos aceitar para comemorar o 60º aniversário da competição.

"Gostaria de agradecer à Associação Europeia de Clubes, às Ligas europeias e à FIFPro Europa pelo seu excelente trabalho hoje e pela sua cooperação. Gostaria também de agradecer do fundo do coração às 55 federações-membro, na pessoa do seu presidente e secretário-geral, e ainda aos colegas do Comité Executivo pelo seu apoio e decisões sábias. Os detalhes serão elaborados nas próximas semanas, mas os princípios básicos foram acordados e esse é um grande passo em frente. Todos nós mostrámos que somos líderes responsáveis. Demonstrámos solidariedade e união. Propósito em vez de lucro. Hoje conseguimos isso.

"Gostaria também de agradecer a Alejandro Dominguez e à CONMEBOL, que concordaram em mudar a Copa América 2020 por forma a seguir as recomendações emitidas pelas organizações internacionais de saúde pública para adoptar medidas extremas e como resultado do adiamento do EURO 2020. Isso significa que clubes e ligas europeias terão o menor número possível de perturbações na disponibilidade dos seus jogadores. Esses esforços conjuntos, e especialmente essa decisão coordenada e responsável, são profundamente apreciados por toda a comunidade europeia do futebol.

"Gostaria de agradecer à FIFA e ao seu presidente, Gianni Infantino, que indicou que fará o que for necessário para fazer este novo calendário funcionar. Diante desta crise, o futebol mostrou o seu melhor lado com abertura, solidariedade e tolerância".

O UEFA EURO 2020 estava marcado para decorrer em 12 cidades, entre 12 de Junho e 12 de Julho de 2020. As novas datas propostas são entre 11 de Junho e 11 de Julho de 2021. A UEFA gostaria de tranquilizar quem comprou bilhetes e pacotes de hospitalidade, pois se não puderem comparecer no torneio em 2021, serão reembolsados na totalidade. No próximo mês, mais informações sobre o processo de reembolso serão comunicadas aos compradores por e-mail e em euro2020.com/tickets.

As decisões sobre datas para outras competições da UEFA, de clubes ou selecções, masculinas e femininas, serão tomadas e anunciadas oportunamente.