Rooney brilha na primeira festa inglesa
Thursday, June 17, 2004
Article summary
Inglaterra 3-0 Suíça
Wayne Rooney esteve em grande destaque ao bisar na primeira na vitória inglesa no EURO 2004.
Article top media content
Article body
A Inglaterra venceu a Suíça por 3-0, com mais uma excelente exibição de Wayne Rooney, que aos 18 anos se tornou o mais novo jogador de sempre a marcar no Campeonato da Europa. Com esta vitória, os ingleses somam quatro pontos e vão agora defrontar a Croácia no último jogo do grupo, só dependendo deles próprios para conseguirem a qualificação para os quartos-de-final do UEFA EURO 2004.
Apesar da vitória expressiva, a equipa inglesa nunca demonstrou grande consistência ofensiva, marcando sempre através de jogadas de contra-ataque que penalizaram a tendência mais atacante dos suíços. A última vez que as duas equipas se tinham defrontado foi no jogo de abertura do EURO '96 tendo-se registado, na altura, uma igualdade a um golo. O português Artur Jorge era então o seleccionador suíço.
Ambas as equipas efectuaram uma alteração relativamente às formações que actuaram de início na primeira jornada. Recuperada a condição física, John Terry regressou ao centro da defesa inglesa, rendendo Ledley King, ao passo que Fabio Celestini actuou no lugar de Johann Vogel, o médio da Suíça a quem Lucílio Batista mostrou o cartão vermelho na partida de Leiria.
Apesar de a Suíça ter começado melhor a partida, procurando ganhar a posse de bola e jogar em ataque continuado, foram os ingleses que chegaram primeiro ao golo, logo aos 22 minutos de jogo, por intermédio de Rooney. No seguimento de uma jogada de contra-ataque dos ingleses, Beckham passou a Owen, que se desmarcou pelo lado esquerdo e cruzou para a cabeça de Rooney, que cabeceou para o fundo da baliza de Stiel. O golo motivou os ingleses que apoiados por quase 30 mil adeptos, tomaram conta do jogo tendo desperdiçado algumas boas oportunidades.
A mais flagrante registou-se aos 35 minutos da partida, Gerrard "picou" a bola para Ashley Cole, que captou o passe dentro das quatro linhas e cruzou de primeira para a zona frontal, mas Owen não chegou à bola. Antes do intervalo, os suíços podiam ter marcado por Hakan Yakin, que cobrou um livre directo à entrada da área, com a bola a sair muito perto do poste de David James.
A Suíça voltou a entrar melhor no jogo, encostando a equipa inglesa ao seu meio-campo, tentando chegar à igualdade. Yakin e Chapuisat eram os principais impulsionadores da equipa helvética, que viu o lateral direito, Bernt Haas ser expulso, aos 60 minutos, por ter visto o segundo cartão amarelo, após uma falta sobre Ashley Cole. A Inglaterra fez o 2-0 através de mais uma jogada de contra-ataque. Vassell levou a melhor sobre um central suíço, antes de passar a Rooney, que dentro da área rematou forte e rasteiro com a bola a bater no poste mais próximo e depois na cabeça de Stiel, acabando no fundo das redes.
Com o jogo decidido, os ingleses ainda chegaram ao 3-0, aos 82 minutos, por intermédio de Gerrard. O jogador do Liverpool surgiu liberto de marcação, ao poste mais distante, a desviar um cruzamento perfeito de Gary Neville do lado direito, depois de o lateral do Manchester United ter sido lançado em profundidade por David Beckham.
"Onzes"
Inglaterra: James; Ashley Cole, Campbell, Terry, Gary Neville; Scholes (Hargreaves 70), Lampard, Gerrard, Beckham (c); Rooney (Dyer 83), Owen (Vassell 72)
Suplentes: Robinson, Walker, Bridge, Phil Neville, King, Carragher, Butt, Joe Cole, Heskey
Seleccionador: Sven-Göran Eriksson
Suíça: Stiel (c); Spycher, Müller, Murat Yakin, Haas; Wicky, Celestini (Cabanas 54), Hakan Yakin (Vonlanthen 84), Huggel; Frei, Chapuisat (Gygax 46)
Suplentes: Zuberbühler, Roth, Berner, Henchoz, Zwyssig, Magnin, Barnetta, Rama
Seleccionador: Jakob Kuhn
Árbitro: Valentin Ivanov (Rússia)
Melhor em Campo: Wayne Rooney (Inglaterra)