UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Primeira pedra do Stade de Bordeaux

Vários dignitários estiveram presentes na cerimónia em que o presidente da câmara e antigo primeiro-ministro, Alain Juppé, colocaram a primeira pedra do novo Stade de Bordeaux.

O estádio deverá ficar concluído em 2015
O estádio deverá ficar concluído em 2015 ©Thomas Sanson/Mairie de Bordeaux

O presidente da câmara e antigo primeiro-ministro, Alain Juppé, colocaram a primeira pedra do novo Stade de Bordeaux na segunda-feira.

Igualmente presentes em Bordéus estiveram o presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noël Le Graet, o director do FC Girondins de Bordeaux, Nicolas de Tavernost, o capitão da formação "girondina", Jaroslav Plašil, o presidente do EURO 2016 SAS, Jacques Lambert, e o presidente do conselho regional da Aquitânia, Alain Rousset. Raphaël Ibanez, treinador da equipa de râguebi da cidade, o Union Bordeaux-Bègles, foi outro dos convidados.

O Stade de Bordeaux, que vai receber jogos de râguebi e futebol, vai ter capacidade para 42.000 espectadores e substituir o Stade Chaban-Delmas. Foi criado pelos arquitectos suíços Herzog & De Meuron e a sua abertura está prevista para Abril de 2015. Construído com o UEFA EURO 2016 em mente, vai cobrir todas as necessidades desportivas e culturais no sudoeste de França.

"Actualmente, não há uma grande cidade que não tenha um grande estádio", disse Juppé. "O Chaban-Delmas não é pequeno, está simplesmente ultrapassado. Dois terços dos espectadores ficam desconfortáveis quando chove, existem poucos ou nenhuns camarotes de hospitalidade e não está consoante os padrões modernos."

De Tavernost acrescentou: "Nós, enquanto accionistas, fizemos alguns esforços significativos, mas achamos que vale a pena, já que, para o EURO 2016, o país e as autoridades locais comprometeram-se com um programa de dez estádios. Bordéus tinha que fazer parte desse programa."

Selected for you