UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Gianluigi Buffon recebe Prémio Presidente da UEFA

Gianluigi Buffon foi elogiado pela sua "longevidade e determinação" por Aleksander Čeferin, que apelidou o antigo guarda-redes italiano de "uma inspiração para os adeptos de futebol em todo o mundo".

Prémio Presidente da UEFA: veja os melhores momentos de Buffon

O antigo guarda-redes italiano, Gianluigi Buffon, recebeu o Prémio Presidente da UEFA 2024.

O Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, entregou o prémio a Buffon durante a cerimónia do sorteio da fase de liga da UEFA Champions League 2024/25, no Mónaco.

O prémio reconhece prestações notáveis, excelência profissional e qualidades pessoais exemplares. Poucos guarda-redes, se é que algum, se manteve no topo do jogo durante tanto tempo como Buffon, cujas notáveis prestações e consistentes abrangeram uma surpreendente carreira de 28 anos.

"Gianluigi Buffon é um jogador que admiro desde que surgiu como jovem e carismático guarda-redes do Parma, em meados dos anos 90. Para além da sua presença imponente entre os postes, a sua longevidade e determinação fazem dele uma inspiração para os adeptos de futebol de todo o mundo. A sua notável consistência ao longo das gerações pode levar muitos a acreditar que manter-se no topo é fácil. O facto de ter optado por acompanhar o seu clube até à Série B durante o seu auge, apesar de ser sondado pelos principais emblemas do mundo, diz muito. Buffon é também um dos primeiros atletas a discutir abertamente a saúde mental e a depressão, ajudando a aumentar a consciência crucial sobre esta questão nos desportos profissionais."

Aleksander Čeferin, Presente da UEFA

Com 176 internacionalizações, Buffon é o guarda-redes com mais jogos pela selecção italiana de sempre, o jogador com mais jogos pela equipa nacional italiana e o quarto jogador europeu com mais jogos pela selecção italiana. Atingiu o auge da sua carreira em 2006, desempenhando um papel fundamental na vitória da Itália no Campeonato do Mundo da FIFA na Alemanha.

Buffon conquistou um recorde de dez títulos da Serie A, a Taça UEFA de 1998/99, seis troféus da Taça de Itália e um título da Ligue 1 durante uma carreira no clube que o levou do Parma à Juventus e vice-versa, com uma curta passagem pelo Paris Saint-Germain pelo meio.

O guarda-redes adquiriu o hábito de fazer defesas incríveis em finais – basta perguntar a Filippo Inzaghi (decisão da Champions League de 2003) ou Dani Alves (mesma prova em 2015). Como um excelente vinho italiano, só melhorou com a idade, ganhando o prémio de Guarda-Redes da Época da Champions League aos 39 anos, em 2017, depois de a Juventus ter chegado à sua segunda final em três anos.

Buffon pendurou as luvas há pouco mais de um ano, terminando a sua carreira onde tudo começou em Novembro de 1995, no Parma. "É tudo, pessoal!" disse, tendo garantido o estatuto de um dos maiores guarda-redes da história do futebol. "Deste-me tudo. Eu dei-te tudo. Fizemo-lo juntos."

A lista dos anteriores vencedores do Prémio Presidente da UEFA pode ser consultada aqui.