Champions League Official Live football scores & Fantasy
Get
UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Competições de clubes da UEFA a partir de 2024/25: explicação dos procedimentos do sorteio da nova fase de liga

O novo formato implica alterações nos sorteios agendados para o Fórum Grimaldi, em Monte Carlo (Mónaco), a 29 e 30 de Agosto: explicamos tudo aqui.

A partir da época 2024/25, 36 clubes irão participar na recém-criada fase de liga (antiga fase de grupos) da UEFA Champions League, dando a mais quatro equipas a oportunidade de competir na principal competição europeia de clubes. No novo formato, as equipas farão oito jogos contra oito equipas diferentes, em vez de defrontarem três equipas duas vezes, como acontecia anteriormente. O novo formato proporcionará aos adeptos jogos mais competitivos e equilibrados a todos os níveis ao longo da fase de liga.

Para determinar os oito adversários diferentes, as equipas serão distribuídas por quatro potes com base no coeficiente individual do clube no início da época (a única excepção é o detentor do título da UEFA Champions League ser o principal cabeça-de-série pote 1). Cada equipa será então sorteada contra dois adversários de cada pote, um dos quais em casa e outro fora. O mesmo se aplicará à UEFA Europa League, enquanto na UEFA Conference League cada equipa defrontará apenas seis adversários, um de cada um dos seis potes.

Na fase da liga, as equipas não podem defrontar adversários do seu país e podem ser sorteadas contra um máximo de duas equipas do mesmo país.

Novo formato das competições de clubes explicado

Como irá funcionar o sorteio?

O novo formato exige um novo conceito de sorteio. De facto, se o antigo conceito do sorteio para a fase de grupos fosse aplicado ao novo formato da fase de liga, seriam necessárias quase 1000 bolas e pelo menos 36 taças em palco, o que resultaria num sorteio insuportavelmente longo.

As 36 equipas serão sorteadas manualmente com bolas físicas. Para cada equipa sorteada manualmente, um programa informático automatizado designado sorteará aleatoriamente oito adversários nos quatro potes, que serão revelados no ecrã da sala do sorteio e na televisão. O software decidirá também quais os jogos que serão disputados em casa e quais os que serão disputados fora.

O sorteio começará com o Pote 1, atribuindo oito adversários às nove equipas, uma após a outra, e continuará com os outros potes por ordem decrescente até que todas as equipas tenham recebido os seus oito adversários. O software garantirá a aleatoriedade total no âmbito das condições do sorteio estipuladas pelos regulamentos (por exemplo, protecção do país e não mais de dois adversários do mesmo país), garantindo ao mesmo tempo que o sorteio pode ser concluído para todas as equipas sem resultar, em qualquer momento, numa situação de impasse.

Embora as equipas conheçam todos os seus adversários no fim do sorteio, a lista de jogos, com as datas e horas de início, será elaborada posteriormente e anunciada no sábado, dia 31 de Agosto, para garantir que não haja conflitos de calendário com equipas da UEFA Europa League e UEFA Conference Leagu que joguem nas mesmas cidades.

O software do sorteio é fornecido pela AE Live. Desde a sua nomeação, em Setembro de 2023, como parceiro para todos os sorteios da UEFA, desenvolveram e testaram o programa informático, integrando vários mecanismos internos e externos para confirmar e verificar os resultados.

Todo o desenvolvimento do sorteio foi analisado por um auditor externo, a Ernst & Young, com especial atenção para o carácter aleatório e o cumprimento das regras do sorteio. A Ernst & Young assegurará igualmente a análise e o controlo das operações do sorteio manual e digital no local.