Champions League Official Live football scores & Fantasy
Get
UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Erling Haaland vence Prémio de Jogador do Ano da UEFA

Erling Haaland, avançado do Manchester City, foi eleito Melhor Jogador da temporada 2022/23 da UEFA.

O avançado Manchester City, Erling Haaland, que quebrou vários recordes ao longo da última época, foi eleito Jogador do Ano da UEFA em 2022/23.

O atacante norueuguês, de 23 anos, mostrou-se implacável na hora de finalizar, marcando 52 golos em 53 jogos no conjunto de todas as competições, com a equipa de Pep Guardiola a alcançar uma notável tripla de troféus com a conquista da Premier League, da Taça de Inglaterra e da UEFA Champions League. Haaland terminou como melhor marcador quer da quer da Champions League, quer da Premier League, com 12 golos na primeira e 36 na última, registo com constitui um novo máximo dessa competição.

Na disputa pelo prémio de Jogador do Ano da UEFA, Haaland levou a melhor sobre o o colega de equipa Kevin De Bruyne e sobre Lionel Messi, que completaram o pódio. O anúncio foi feito durante a cerimónia do sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League 2023/24, que decorreu no Mónaco.

Erling Haaland: Every Champions League goal this season

Resultados da votação

1 Erling Haaland (Noruega & Manchester City)
2 Lionel Messi (Argentina & Paris, agora no Inter Miami)
3 Kevin De Bruyne (Bélgica & Manchester City)
4 İlkay Gündoğan (Alemanha & Manchester City, agora no Barcelona)
5 Rodri (Espanha & Manchester City)
6 Kylian Mbappé (França & Paris)
7 Luka Modrić (Croácia & Real Madrid)
8 Marcelo Brozović (Croácia & Inter, agora no Al Nassr)
9 Declan Rice (Inglaterra & West Ham, agora no Arsenal)
10 Alexis Mac Allister (Argentina & Brighton, agora no Liverpool)
11 Jesús Navas (Espanha & Sevilha)

Porque foi Haaland o eleito?

Haaland simplesmente não conseguiu parar de marcar golos na sua primeira temporada no City, com uns impressionantes 12 golos na Champions League – quatro mais do que o mais próximo perseguidor, Mohamed Salah, do Liverpool. Tornou-se no terceiro jogador a marcar cinco golos num só jogo. Além disso, fixou um novo recorde de golos numa só temporada na Premier League, com 36, incluindo quatro hat-tricks.

A estrela norueguesa também se tornou no jogador mais jovem de sempre e no que mais depresa chegou aos 35 golos na Champions League na carreira, conquistando a sua primeira medalha de vencedor da prova - e a do seu clube. Uma conquista à qual somou ainda a dobradinha a nível interno.

2022/23 em números

Troféus
Vencedor da UEFA Champions, vencedor da Premier League inglesa, vencedor da Taça de Inglaterra

UEFA Champions League
Jogos: 11
Golos: 12
Assistências: 1
Prémios de Melhor em Campo: 1

Liga interna
Jogos: 35
Golos: 36
Assistências: 8

Três melhores exibições

Manchester City 7-0 Leipzig
Haaland causou brilhou a grande altura na segunda mão dos oitavos-de-final, ao tornar-se no terceiro jogador a marcar cinco golos num só jogo da Champions League, depois de Lionel Messi e Luiz Adriano.

Resumo: Man City 7-0 Leipzig

Manchester City 3-0 Bayern
O City surpreendeu o Bayern na primeira mão dos quartos-de-final da Champions League, com Haaland uma vez mais em destaque. Assistiu, com um cruzamento delicioso, Bernardo Silva para o primeiro golo e marcou depois ele mesmo um golo, com um belo remate de primeira.

Manchester City 6-3 Manchester United
A primeira temporada de Haaland em Manchester trouxe seis hat-tricks, incluindo um no seu primeiro dérbi local. O norueguês tornou-se no primeiro jogador a marcar três hat-tricks consecutivos em casa na Premier League, antes de assistir Phil Foden – que também marcou três – para o sexto golo do City.

Como foi escolhido?

A lista inicial de nomeados foi seleccionada pelo grupo de estudos técnicos da UEFA com base no seu desempenho durante a época 2022/23, tanto a nível de clubes como a nível de selecções nacionais.

Os nomeados foram depois a votos num júri composto pelos treinadores dos clubes que disputaram a fase de grupos da UEFA Champions League, da UEFA Europa League e da UEFA Europa Conference League em 2022/23, juntamente com os treinadores das selecções nacionais masculinas que integram a UEFA. Um grupo de jornalistas selecionados pela European Sports Media (ESM) também fez parte do júri.

Os treinadores e jornalistas foram convidados a selecionar aqueles que eram, para si, os três melhores jogadores da lista, atribuindo-lhes cinco pontos, três pontos e um ponto, respetivamente. O resultado final foi baseado no total de votos dos treinadores e jornalistas. Os treinadores não foram autorizados a votar em jogadores da sua própria equipa.

Outros vencedores dos prémios de 2022/23

Treinador do Ano: Pep Guardiola
Jogadora do Ano: Aitana Bonmatí
Treinadora do Ano: Sarina Wiegman
Prémio Presidente: Miroslav Klose

Quem venceu no ano passado?

UEFA via Getty Images

Karim Benzema ganhou o prémio de Jogador do Ano da UEFA em 2021/22, depois de ajudar o Real Madrid a conquistar o 14º título europeu do clube, o quinto desde que o avançado francês chegou do Lyon, em 2009. O seu registo final de 15 golos – incluindo um recorde igualado de dez na fase a eliminar – valeu-lhe ainda o primeiro lugar na lista de melhores marcadores da competição, tendo também sido melhor marcador da Liga espanhola nessa época, com 27 golos. Esteve ainda na campanha da França rumo à glória na UEFA Nations League..

Selected for you