UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Que equipas estão na fase de grupos da Champions League?

Jogador-chave, principal contratação, nome a seguir: saiba tudo sobre as 32 equipas da fase de grupos de 2022/23.

Qual das equipas vai ver o seu nome gravado neste troféu em Junho?
Qual das equipas vai ver o seu nome gravado neste troféu em Junho? UEFA via Getty Images

O alinhamento para a UEFA Champions League 2022/23 conta com 15 campeões nacionais e 14 antigos campeões europeus.

O UEFA.com apresenta o perfil de todos os participantes após o sorteio da fase de grupos.

Jogue no Fantasy Football

32 equipas de 15 países

ENG: Chelsea, Liverpool, Manchester City, Tottenham
ESP: Atlético, Barcelona, Real Madrid, Sevilha
ITA: Inter, Juventus, Milan, Nápoles
GER: Bayern, Dortmund, Frankfurt, Leipzig, Leverkusen
FRA: Marselha, Paris
POR
: Benfica, Porto, Sporting
NED: Ajax
AUT
: Salzburgo
SCO: Celtic, Rangers
UKR: Shakhtar Donetsk
BEL: Club Brugge
CZE: Viktoria Plzeň
DEN: Copenhaga
CRO: Dinamo Zagreb
ISR: Maccabi Haifa

Grupo A: Ajax, Liverpool, Nápoles, Rangers

Ajax (NED)

Pote: 1
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 15
Como se qualificou: Campeão dos Países Baixos
Época passada: Oitavos-de-final (D 2-3tot - Benfica)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1970/71, 1971/72, 1972/73, 1994/95)

Treinador: Alfred Schreuder
Schreuder tem uma grande tarefa pela frente ao substituir Erik ten Hag – agora no Manchester United – como técnico do Ajax. Adjunto de Ten Hag no clube entre Janeiro de 2018 e Junho de 2019, na época passada o neerlandês levou o Club Brugge à conquista do terceiro campeonato belga seguido – o seu primeiro título como treinador principal.

Jogador-chave: Dušan Tadić
As estatísticas do sérvio são fenomenais: mais de 90 golos e quase 90 assistências em quase 200 jogos pelo clube. Jogando como extremo esquerdo ou como "falso nove", é extraordinariamente hábil em segurar a bola e a criar espaço para os colegas explorarem, enquanto a sua capacidade finalização com os dois pés é geralmente excelente.

Principal contratação: Steven BergwijnProduto dos escalões de formação do Ajax, trocou o PSV Eindhoven pelo Tottenham em Janeiro de 2020, mas após marcar na vitória por 2-0 sobre o Manchester City na estreia na Premier League, teve dificuldades para se impor como titular. De regresso a um ambiente mais familiar, o ala veloz está determinado a reencontrar a boa forma que atraiu a atenção dos "spurs".

Nome a seguir: Calvin Bassey
Há duas temporadas o jogador de 22 anos alinhava na equipa de reserva do Leicester City, mas depois de uma excelente campanha pelo Rangers em 2021/22, chega a Amsterdão como um dos defensores mais cobiçados da Europa.

Sabia que?
Na época passada, o Ajax venceu os seis jogos na fase de grupos pela primeira vez. Como resultado, venceu o grupo pela primeira vez desde 1995/96.

Liverpool (ENG)

Pote: 2
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 2
Como se qualificou: Segundo classificado em Inglaterra
Época passada: Finalista vencido (D 0-1 - Real Madrid)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1976/77, 1977/78, 1980/81, 1983/84, 2004/05, 2018/19)

Treinador: Jürgen Klopp
Começou a carreira de treinador no Mainz e conquistou dois títulos da Bundesliga com o Dortmund antes de rumar a Anfield em 2015. Levou os "reds até à glória na Champions League em 2018/19 e na temporada seguinte quebrou o longo jejum 30 anos sem ganhar o campeonato inglês. Na temporada anterior ganhou Taça de Inglaterra e Taça da Liga mas foi novamente derrotado pelo Real Madrid na final da Champions League.

Jogador-chave: Mohamed Salah
O avançado egípcio, que este Verão renovou contrato, é a referência do Liverpool desde que foi contratado à Roma em 2017. A sua velocidade, inteligência e capacidade de finalização ajudaram-no a marcar 33 golos pelo clube na Champions League e na época passada sagrou-se melhor marcador da Premier League pela terceira vez.

Principal contratação: Darwin Núñez
O avançado uruguaio registou 34 golos em 41 jogos – incluindo 26 em 28 jogos de campeonato – numa excelente campanha de 2021/22 ao serviço do Benfica. Dotado de uma excelente condição atlética, o jogador de 22 anos tem todos os atributos para ser um elemento preponderante no estilo de jogo vertiginoso da equipa.

Nome a seguir: Fábio Carvalho
O médio-ofensivo de 19 anos foi fundamental no regresso do Fulham à Premier League, com 11 golos e oito assistências em 2021/22. Nascido em Portugal, chegou a Londres em 2013 e representou Inglaterra nas camadas jovens, mas em Março de 2022 estreou-se pelos Sub-21 lusos.

Sabia que?
Na época passada, o Liverpool tornou-se no primeiro clube inglês a vencer os seis jogos na fase de grupos da Champions League.

Nápoles (ITA)

Pote: 3
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 25
Como se qualificou: Terceiro classificado em Itália
Época passada: "Play-off" da fase a eliminar da Europa League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Oitavos-de-final (2011/12, 2016/17, 2019/20)

Treinador: Luciano Spalletti
Médio-centro diligente quando era jogador, o antigo treinador do Inter e da Roma substituiu Gennaro Gattuso no banco do Nápoles após dois anos ausente do futebol. Spaletti venceu dez dos seus primeiros 11 jogos na Serie A no clube, o qual liderou desde final da Fevereiro, mas terminou a campanha no terceiro lugar.

Jogador-chave: Victor Osimhen
Os desempenhos do nigeriano pelo Nápoles na época passada renderam-lhe o prémio de Jovem Jogador da Serie A em 2021/22. O jogador de 23 anos teve participação directa em 32 golos na Serie A – 24 tentos e oito assistências – nas suas duas primeiras épocas ao serviço dos napolitanos, de volta à competição após três anos de ausência.

Principal contratação: Giacomo Raspadori
O avançado polivalente fez parte da equipa de Itália que venceu o UEFA EURO 2020, embora tenha jogado apenas uma vez na fase final. Ágil e habilidoso, ingressou no Nápoles por empréstimo de um ano do Sassuolo tendo em vista uma mudança a título definitivo. É outro dos jogadores a seguir escolhido pelo UEFA.com em 2022.

Nome a seguir: Khvicha Kvaratskhelia
O georgiano deixou marca no Nápoles com um golaço na estreia e está a afirmar-se na antiga posição de Lorenzo Insigne na ala esquerda. Chegou como um desconhecido vindo do Dínamo Batumi, após vários anos no futebol russo, mas tem sido uma das estrelas da nova temporada da Serie A.

Sabia que?
O Nápoles passou a fase de grupos em três das suas seis presenças, mas foi eliminado nos oitavos-de-final em todas as ocasiões em que chegou à fase a eliminar.

Rangers

Pote: 4
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 33
Como se qualificou: Play-offs (V 3-2total frente ao PSV Eindhoven)
Última época: Finalista vencido da Europa League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Meias-finais (1959/60)

Treinador: Giovanni van Bronckhorst
Representou Feyenoord, Rangers, Arsenal e Barcelona como jogador antes de assumir o seu primeiro cargo como treinador principal no clube de Roterdão em 2015. Substituiu Steven Gerrard o leme do Rangers após um breve período na China com Guangzhou R&F.

Jogador-chave: Tom Lawrence
Internacional galês, Lawrence fez 185 jogos pelo Derby County antes de se juntar ao Rangers no verão. Médio ofensivo que pode jogar em qualquer uma das alas, tem 28 anos, veia goleadora e uma capacidade invulgar para fazer incursões oportunas na área adversária.

Principal contratação: Antonio Čolak
O atacante croata nascido na Alemanha passou a maior parte de sua carreira em solo germânico, em clubes como Nurnberga, Kaiserslautern, Darmstadt e Ingolstadt. Robusto, mas tecnicamente dotado, tem 28 anos e marcou nas duas mãos da vitória do clube de Glasgow no play-off sobre o PSV.

Nome a seguir: Alex Lowry
Parte da equipa de Van Bronckhorst que chegou à final de 2021/22 da Europa League, o médio somou um golo e uma assistência na vitória por 3-1 sobre o Hearts no derradeiro encontro da Liga escocesa na época e quer agora afirmar-se como titular na equia do técnico neerlandês.

Sabia que?
O Rangers é o clube mais bem-sucedido da Escócia, com 55 títulos de campeão nacional, 34 Taças da Escócia e 27 Taças da Liga Escocesa.

Porto (POR)

Porto (POR)

Pote: 1
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 16
Como se qualificou: Campeão de Portugal
Época passada: Fase de grupos (terceiro classificado), oitavos-de-final da Europa League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1986/87, 2003/04)

Treinador: Sérgio Conceição
Arquitecto do regresso do Porto à hegemonia do futebol português, Sérgio Conceição conquistou três títulos da Liga, duas Taças de Portugal e três Supertaças em cinco épocas no comando da equipa e já era querido dos adeptos nos tempos em que era extremo do Porto, ao serviço do qual ganhou três campeonatos.

Jogador-chave: Otávio
Jogador incómodo nas alas, Otávio desempenha um papel importante no apoio aos avançados do Porto e muitas vezes é a estrela da equipa. O internacional português nascido no Brasil jogou sob o comando de Sérgio Conceição quando esteve emprestado ao Vitória Guimarães e é agora uma das peças fundamentais no esquema delineado pelo treinador no Porto.

Principal contratação: David Carmo
Defesa-central alto, forte e esquerdino, David Carmo tem uma reputação de bom na condução de bola e excelente no passe longo. Apontado ao Liverpool em 2020, quando jogava pelo Braga, a sua carreira foi interrompida por uma fractura na perna, mas impressionou no regresso à competição em 2022 e transferiu-se para o Porto.

Nome a seguir: Gabriel Veron
Melhor jogador do torneio quando o Brasil venceu o Campeonato do Mundo de Sub-17 da FIFA de 2019 em casa, o extremo direito foi apelidado de “Bolt” pelos companheiros de equipa devido à sua velocidade impressionante. Contratado ao Palmeiras neste Verão, Veron tem sido comparado ao compatriota Gabriel Jesus.

Sabia que?
O Porto vai disputar a fase de grupos da Champions League pela 26ª vez, o mesmo número do Bayern. À frente só estão Barcelona e Real Madrid com 27, contando com esta época.

Atlético (ESP)

Pote: 2
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 9
Como se qualificou: Terceiro classificado em Espanha
Época passada: Quartos-de-final (D 0-1tot - Man City)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Finalista vencido (1973/74, 2013/14, 2015/16)

Treinador: Diego Simeone
Com mais de dez anos à frente da equipa, levou os "colchoneros" à conquista de dois títulos da Europa League e duas Supertaças Europeias, para além de ter participado em duas finais da Champions League. Em 2021, ganhou o seu segundo campeonato espanhol como treinador e mostrou que as suas capacidades permanecem intactas.

Jogador-chave: João Félix
A velocidade, objectividade e capacidade de trabalho do atacante português tornaram-no indispensável para Simeone, enquanto a malícia juvenil, astúcia e faro de golo do jogador de 22 anos valeram-lhe a adoração dos adeptos do Atleti.

Principal contratação: Axel Witsel
O médio combativo parece um reforço perfeito para a equipa de Simeone. Forte no desarme, também é dotado de excelente capacidade técnica e inteligência táctica. Com 124 internacionalizações, o jogador de 33 anos apenas é ultrapassado por Jan Vertonghen como o mais internacional pela Bélgica.

Nome a seguir: Nahuel Molina
O argentino somou 68 jogos em duas temporadas na Udinese, registando dez golos e 12 assistências actuando um pouco mais avançado no terreno. A chegada de um lateral-direito de raiz agradará a Simeone, que procurava um substituto à altura desde a saída de Kieran Trippier.

Sabia que?
O Atlético ultrapassou a fase de grupos em oito das últimas nove épocas. Na outra, em 2017/18, acabou por vencer a UEFA Europa League.

Leverkusen (GER)

Pote: 3
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 30
Como se qualificou: Terceiro classificado na Alemanha
Época passada: Oitavos-de-final da Europa League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Finalista vencido (2001/02)

Treinador: Gerardo Seoane
Ingressou no Leverkusen em 2021 após levar o Young Boys à conquista do tricampeonato suíço. Começou de forma positiva na Alemanha, conduzindo o Leverkusen de volta à Champions League após uma época de ausência, graças ao terceiro lugar na Bundesliga.

Jogador-chave: Patrik Schick
Apenas Robert Lewandowski apontou mais golos na Bundesliga 2021/22 do que o artilheiro checo, que marcou 24 em 27 partidas. Foi o seguimento ideal após os cinco golos marcados no UEFA EURO 2020, onde foi um dos melhores marcadores.

Principal contratação: Adam Hložek
O jogador de 19 anos registou 40 golos e 36 assistências em 132 jogos pelo Sparta Praga. Continua a ser o mais jovem a alinhar pelo clube checo, quando em 2018 se estreou com 16 anos e 108 dias.

Nome a seguir: Piero Hincapié
Uma magnífica campanha de estreia no clube valeu ao equatoriano uma reputação brilhante como um dos melhores defesas na primeira divisão alemã. Defesa-central de origem, em 2021/22 o jovem de 20 anos foi usado regularmente como lateral-esquerdo.

Sabia que?
O Leverkusen marcou 80 golos na Bundesliga em 2021/22, o seu melhor registo no principal escalão.

Club Brugge (BEL)

Pote: 4
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 44
Como se qualificou: Campeão da Bélgica
Época passada: Fase de grupos (quarto classificado)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Finalista vencido (1977/78)

Treinador: Carl Hoefkens
Antigo defesa-central de Stoke City, West Bromwich Albion e Brugge – entre outros –, Hoefkens fez parte da equipa técnica de Alfred Schreuder que levou o Club Brugge ao terceiro título consecutivo belga na época passada. Já trabalhou como treinador nas equipes Sub-18 e Sub-21 do clube.

Jogador-chave: Noa Lang
O neerlandês de 23 anos passou pelas camadas jovens do Feyenoord e do Ajax antes de se mudar para a Bélgica no Verão de 2020, tornando-se logo um dos jogadores preferidos por parte do público. Participou em mais de 50 golos nas três épocas que passou na Bélgica.

Principal contratação: Ferran Jutglà
Produto da academia do Espanhol, Jutglà ingressou no Barcelona em 2021 e marcou 19 golos em 32 jogos pela equipa B do clube, além de um em seis partidas pela formação principal.

Nome a seguir: Andreas Skov Olsen
Skov Olsen soma já mais de 20 internacionalizações pela Dinamarca e a sua contratação ao Bolonha, em Janeiro, foi certamente uma boa jogada. O golo da vitória na Supertaça da Bélgica e mais três tentos nos primeiros jogos no campeonato desta época sugerem que o jogador de 22 anos está a torna-se um caso sério.

Sabia que?
O Club Brugge tornou-se na primeira equipa a sofrer quatro golos ou mais em quatro jogos seguidos da Champions League da época passada.

Bayern (GER)

Bayern (GER)

Pote: 1
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 1
Como se qualificou: Campeão da Alemanha
Época passada: Quartos-de-final (D 1-2tot - Villarreal)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1973/74, 1974/75, 1975/76, 2000/01, 2012/13, 2019/20)

Treinador: Julian Nagelsmann
Agora com 35 anos, Nagelsmann tornou-se no treinador mais jovem na história da Bundesliga quando assumiu, aos 28, o comando do Hoffenheim em Outubro de 2015. Na primeira época completa, em 2016/17, conduziu a equipa ao quarto lugar e consequente apuramento para a Champions League. Continuou a impressionar em duas temporadas no Leipzig, antes de rumar ao Bayern no Verão de 2021 e conquistar logo o campeonato.

Jogador-chave: Joshua Kimmich
Kimmich é a cola que une a defesa e o ataque do Bayern. Na época passada, o médio consolidou a sua reputação como pilar do meio-campo do campeão da Bundesliga. A cumprir a oitava época em Munique, o jogador de 27 anos está a ser apontado como futuro capitão da equipa.

Principal contratação: Sadio Mané
Elemento vital do Liverpool que colocou fim ao jejum de 30 anos sem ganhar o campeonato inglês e disputou três finais da Champions League, o senegalês chega a Munique para preencher o vazio deixado pela saída de Robert Lewandowski para o Barcelona.

Nome a seguir: Ryan Gravenberch
Tornou-se peça vital no meio-campo do Ajax sob o comando de Erik ten Tag, disputando um total de 88 jogos nas suas duas últimas épocas em Amsterdão. Com apenas 20 anos, o jogador formado no Ajax combina elegância, força, inteligência e habilidade, e tem tudo o que é necessário para chegar ao topo.

Sabia que?
O Bayern foi a equipa mais concretizadora na fase de grupos de 2021/22 (22 golos) e também ampliou a sua invencibilidade fora de casa na competição (22 jogos), antes de perder na visita ao Villarreal nos quartos-de-final.

Barcelona (ESP)

Pote: 2
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 6
Como se qualificou: Segundo classificado em Espanha
Época passada: Fase de grupos (terceiro lugar), quartos-de-final da Europa League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1991/92, 2005/06, 2008/09, 2010/11, 2014/15)

Treinador: Xavi Hernández
Um dos jogadores mais condecorados do Barcelona, transformou os "blaugrana" após suceder a Ronald Koeman. Após levar o clube do nono ao segundo lugar no campeonato, muito se espera do antigo médio na sua primeira temporada completa.

Jogador-chave: Pedri
Apesar de completar apenas 20 anos em Novembro, é peça-chave do Barça há duas temporadas, após ser contratado ao Las Palmas. A elegância com a bola nos pés valeram-lhe comparações com Andrés Iniesta, antigo colega do técnico Xavi, e o jovem também possui a mesma qualidade de passe e capacidade para marcar que o emblemático jogador.

Principal contratação: Robert Lewandowski
Na época passada, o implacável goleador quebrou o recorde de mais golos marcados no campeonato alemão num civil (43 em 1973), pertencente a Gerd Müller, ajudando sobremaneira o Bayern a conquistar o décimo título consecutivo. Desde 2011/12, apenas Lionel Messi e Cristiano Ronaldo marcaram mais golos do que o avançado polaco.

Nome a seguir: GaviOutro jogador formado em La Masia, em 2021/22 tornou-se no mais jovem a jogar pela selecção principal da Espanha, com 17 anos e 62 dias. Volvidos 242 dias, a esse feito juntou o de mais jovem a marcar pela Espanha, com o golo à República Checa em jogo da UEFA Nations League.

Sabia que?
Na época passada o Barcelona não conseguiu alcançar a fase a eliminar pela primeira vez desde 2000/01. Além disso, marcou apenas dois golos, bem abaixo do seu pior registo até então (sete).

Inter (ITA)

Pote: 3
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 23
Como se qualificou: Segundo classificado em Itália
Época passada: Oitavos-de-final (D 1-2tot - Liverpool)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1963/64, 1964/65, 2009/10)

Treinador: Simone Inzaghi
Vencedor da Série A e tricampeão da Taça de Itália como jogador da Lazio, o técnico de 46 anos também ganhou uma taça nacional durante as cinco temporadas em que treinou a formação romana. Assumiu o lugar de Antonio Conte no Verão passado e ganhou a Supertaça de Itália e a Taça de Itália.

Jogador-chave: Lautaro Martínez
Apelidado de "Touro", terminou 2021/22 com 25 golos em 49 jogos em todas as competições, o seu melhor registo desde que chegou a Milão proveniente do Racing Club em 2018. Formou uma parceria prolífica com Romelu Lukaku, que esta época está de regresso ao clube, por empréstimo do Chelsea.

Principal contratação: Romelu Lukaku
O melhor marcador de sempre da selecção belga volta a representar o clube pelo qual marcou 24 golos no campeonato em 2020/21, ajudando-o a conquistar o seu primeiro "scudetto" nos últimos 11 anos. Anteriormente, tinha exibido a sua capacidade goleadora com Anderlecht, West Brom, Everton e Manchester United.

Nome a seguir: Kristjan Asllani
Apenas o segundo albanês a representar os "nerazzurri", o jovem de 20 anos tornou-se um pilar do meio-campo do Empoli durante a sua passagem pelo emblema toscano. Dono de um primeiro toque excepcional e notável capacidade de passe, o centrocampista é um dos mais empolgantes talentos da Série A.

Sabia que?
O Inter foi a equipa com mais remates na fase de grupos da época passada: 117 em seis jogos.

Plzeň (CZE)

Pote: 4
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 55
Como se qualificou: "Play-off" (V 2-1tot - Qarabağ)
Época passada: "Play-off" da Europa Conference League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Fase de grupos (2011/12, 2013/14, 2018/19, 2022/23)

Treinador: Michal Bílek
Bílek levou o Plzeň ao sexto título da liga em 2021/22 naquela que foi a sua segunda época no clube. Nascido em Praga, o antigo médio internacional checo guiou o seu país aos quartos-de-final do EURO 2012 antes de se tornar treinador da selecção nacional do Cazaquistão. Como jogador, Bílek conquistou nove títulos checos e fez 35 partidas pela selecção, pela qual marcou 11 golos.

Jogador-chave: Jindřich Staněk
O ex-guarda-redes do Everton está na melhor forma da sua vida e as suas boas exibições no Plzeň abriram caminho à conquista do título e a uma vaga na fase de grupos da Champions League. Desde que chegou ao clube, em Janeiro de 2020, Staněk ganhou a titularidade e está a tentar tirar o lugar a Tomáš Vaclík como titular da Chéquia.

Principal contratação: Jan Kliment
O antigo avançado do Estugarda e do Brøndby, de 28 anos, chegou do Wisła no Verão e já marcou golos importantes, como o que garantiu a vitória do Plzeň no "play-off" frente ao Qarabağ.

Nome a seguir: Lukáš Kalvach
Marcador de lances de bola parada, criativo e motor do meio-campo do Plzeň, Kalvach tem uma capacidade de passe e de cruzamento inestimáveis. Ingressou no clube vindo do Olomouc em 2019 e tornou-se num dos seus principais jogadores antes de ser chamado pela primeira vez à selecção checa no final desse ano.

Sabia que?
Pavel Horváth, Marek Bakoš e Daniel Kolář, que fizeram parte da primeira equipa do Plzeň que chegou à fase de grupos em 2011, continuam ao serviço do clube. O seu antigo companheiro de equipa, Václav Pilař, extremo de 33 anos, regressou ao Viktoria no Verão.

Eintracht Frankfurt (GER)

Eintracht Frankfurt (GER)

Pote: 1
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 26
Como se qualificou: Vencedor da Europa League
Época passada: Vencedor da Europa League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Finalista vencido (1959/60)

Treinador: Oliver Glasner
Glasner levou o Wolfsburgo à Champions League em 2020/21, mas recebeu algumas críticas pelo mau início de época do Frankfurt em 2021/22. Conquistou adeptos e especialistas com a sua honestidade e postura simples, e a sua carreira atingiu um novo nível após ganhar a Europa League com as Águias.

Jogador-chave: Daichi Kamada
A saída do extremo sérvio Filip Kostić para a Juventus privou a equipa de um dos seus melhores elementos, mas o médio criativo Kamada tem assumido o seu papel de estrela com distinção. O internacional japonês destaca-se pela capacidade para criar espaços no meio-campo e assistir colegas, sendo também capaz de marcar com regularidade. Prova disso são os 11 golos em 29 jogos nas competições europeias.

Principal contratação: Mario Götze
O herói do triunfo da Alemanha na final do Mundial de 2014 regressa à Bundesliga após duas épocas no PSV Eindhoven. Produto da academia do Dortmund, ingressou no Bayern em 2013 e voltou ao Dortmund três anos depois. Agora com 30 anos, o jogador natural de Memmingen está pronto para recordar aos adeptos a sua capacidade criativa e de organização de jogo.

Nome a seguir: Faride Alidou
Nascido em Hamburgo, filho de pais togoleses, Alidou ingressou no Hamburgo aos 11 anos de idade em 2012 e passou pelas camadas jovens do clube. Fechou a época passada com três golos e oito assistências em todas as competições, após a estreia na equipa titular em Outubro de 2021 – números que lhe renderam a transferência para o Frankfurt.

Sabia que?
O Frankfurt conquistou o seu primeiro título europeu nos últimos 42 anos após bater o Rangers na final da Europa League na temporada passada, decidida nos penáltis.

Tottenham Hotspur (ENG)

Pote: 2
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 14
Como se qualificou: Quarto classificado em Inglaterra
Época passada: Fase de grupos da Europa Conference
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Finalista vencido (2018/19)

Treinador: Antonio Conte
Ícone da Juventus nos tempos de jogador, Conte levou o clube a três títulos consecutivos da Serie A como treinador antes de uma passagem pelo comando da selecção de Itália. Seguiram-se títulos da Liga inglesa com o Chelsea e em casa com o Inter, antes da mudança no início da época passada para o Tottenham, o qual voltou a levar à Champions League.

Jogador-chave: Harry Kane
Parece uma questão de tempo até que o capitão da Inglaterra se torne no melhor marcador do seu clube e da selecção. O jogador de 29 anos, que ganhou três vezes a Bota de Ouro da Premier League e foi o melhor marcador do Campeonato do Mundo de 2018, é igualmente hábil como criador e finalizador.

Principal contratação: Ivan Perišić
O internacional croata pode ter 33 anos, mas chega aos Spurs depois da melhor época da sua carreira no último ano que passou no Inter. Vencedor da Champions League pelo Bayern em 2020, Perišić venceu também a Bundesliga por duas vezes e a Taça da Alemanha em três ocasiões durante as passagens por Dortmund, Wolfsburgo e Bayern.

Nome a seguir: Yves Bissouma
O médio do Mali trocou o LOSC Lille pelo Brighton & Hove Albion no Verão de 2018 e fixou-se de pedra e cal na Premier League. O laborioso jogador de 25 anos, que se mudou para o norte de Londres em Junho, é combativo quando não tem a bola e não tem pejo em entrar pelo meio quando tem a bola.

Sabia que?
Os Spurs seguiram em frente em quatro das suas cinco campanhas na fase de grupos da Champions League.

Sporting (POR)

Pote: 3
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 28
Como se qualificou: Segundo classificado em Portugal
Época passada: Oitavos-de-final (D 0-5tot - Man. City)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Quartos-de-final (1982/83)

Treinador: Rúben Amorim
Chegou ao clube em 2020 com apenas 13 jogos de experiência como treinador principal, ao serviço do Braga. Passados 12 meses, o antigo internacional por Portugal conduziu a equipa à conquista do primeiro campeonato nos últimos 19 anos. O Sporting também estabeleceu o recorde para maior período invicto na competição numa só época (32 jogos). Em 2021/22 o treinador conquistou a sua terceira Taça da Liga consecutiva.

Jogador-chave: Pedro Gonçalves
Médio-ofensivo com liberdade para deambular pelo ataque livre e que por vezes actua como "falso nove", causou sensação quando terminou a primeira época nos "leões" como melhor marcador da Liga portuguesa, com 23 golos em 2020/21. Após passagens sem sucesso por Valência e Wolves, ainda muito novo, o futuro do jogador de 24 anos adivinha-se risonho.

Principal contratação: Francisco Trincão
Habilidoso e brilhante na hora de escapar aos adversários, o irreverente extremo fez sucesso em Braga sob o comando de Rúben Amorim, antes de assinar pelo Barcelona em 2020. Emprestado durante a presente época (depois de ter actuado no Wolves na mesma condição em 2021/22), o jogador de 22 anos tem a oportunidade de relançar a carreira.

Nome a seguir: Marcus Edwards
Comparado a Lionel Messi durante a sua passagem pelos escalões de formação do Tottenham, deixou Inglaterra em busca de oportunidades no futebol sénior. As passagens por Excelsior Mouscron e Vitória SC antecederam a transferência do jovem de 23 anos para o Sporting, no início de 2022.

Sabia que?
O Sporting conseguiu a sua maior vitória em casa (4-0) e fora (4-1) na Champions League na época passada, nos jogos consecutivos frente ao Beşiktaş na fase de grupos.

Marselha (FRA)

Pote: 4
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 38
Como se qualificou: Segundo classificado em França
Época passada: Fase de grupos da Europa League (terceiro classificado), meias-finais da Europa Conference League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1992/93)

Treinador: Igor Tudor
O recém-nomeado Tudor traz uma vasta experiência, após ter jogado na Croácia, Grécia, Turquia e Itália – mais concretamente na famosa Juventus – e treinado vários clubes por toda a Europa. Conhecido pelo seu estilo ofensivo de jogo, o antigo internacional croata levou o Verona ao nono lugar da Serie A na época passada.

Jogador-chave: Mattéo Guendouzi
O jogador de 23 anos disputou mais minutos na Ligue 1 do que qualquer outro jogador do Marselha em 2021/22, exceptuando o ex-colega do Arsenal William Saliba. Num plantel que foi o sexto mais jovem da primeira divisão francesa na época passada, a liderança e a criatividade de Guendouzi no meio-campo são inestimáveis.

Principal contratação: Nuno Tavares
O jogador português emprestado pelo Arsenal começou bem em França ao marcar nos dois primeiros jogos dos marselheses na Ligue 1. Lateral-esquerdo de raiz, Nuno Tavares está a ter um papel mais ofensivo na ala como parte do sistema 4-3-2-1 implementado por Tudor.

Nome a seguir: Luis Suárez
O versátil avançado colombiano foi outra das contratações de Verão, desta vez ao Granada, e, como Nuno Tavares, causou boa impressão imediata ao marcar dois golos vindo do banco na sua estreia pelo clube na Ligue 1.

Sabia que?
O Marselha não passa desta fase da competição desde 2011/12, tendo perdido 11 dos 12 jogos subsequentes na fase de grupos.

Milan (ITA)

Milan (ITA)

Pote: 1
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 45
Como se qualificou: Campeão de Itália
Época passada: Fase de grupos (quarto classificado)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor(1962/63, 1968/69, 1988/89, 1989/90, 1993/94, 2002/03, 2006/07)

Treinador: Stefano Pioli
Antigo defesa-central, Pioli conquistou os cépticos no Milan com a sua postura calma e descontraída desde que assumiu o comando da equipa em 2019. Guiou os "rossoneri" à Champions League em 2020/21 após sete anos de ausência antes de levar o clube ao seu primeiro título desde 2011 na época passada.

Jogador-chave: Fikayo Tomori
O jogador de 22 anos demorou a ganhar espaço no Milan depois de chegar em 2020 proveniente do Chelsea – inicialmente por empréstimo –, mas tornou-se no líder dos "rossoneri na temporada transacta rumo à conquista do primeiro título da Serie A em 11 anos.

Principal contratação: Divock Origi
O avançado belga desenvolveu o hábito de marcar em jogos importantes durante uma passagem de oito anos pelo Liverpool, pois marcou na famosa vitória do clube de Anfield por 4-0 sobre o Barcelona em 2019 e no triunfo na final da Champions League, contra o Tottenham, um mês depois. Partiu de Merseyside com o estatuto garantido.

Nome a seguir: Charles De Ketelaere
Contribuiu com 18 golos e dez assistências numa equipa do Club Brugge em 2021/22 que entusiasmou. O médio-ofensivo fez oito jogos pela Bélgica desde a sua estreia pela selecção em Novembro de 2020 e assinou o seu primeiro golo pelos Diabos Vemelhos no triunfo por 2-1 sobre a Itália na Nations League em Outubro do ano passado.

Sabia que?
O Milan terminou em último lugar do seu grupo da Champions League na época passada, a primeira vez que isso aconteceu desde 2000.

Chelsea (ENG)

Pote: 2
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 5
Como se qualificou: Terceiro classificado em Inglaterra
Época passada: Quartos-de-final (D 4-5tot - Real Madrid)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (2011/12, 2020/21)

Treinador: Thomas Tuchel
Assumiu o cargo em janeiro de 2021 e esteve logo 14 jogos sem perder – a mais longa sequência dum técnico do Chelsea sem derrotas no início do seu percurso. Antigo treinador do Mainz e do Dortmund, foi finalista vencido com o Paris em 2020 antes de melhorar ganhar a competição pelos Blues na época seguinte.

Jogador-chave: Mason Mount
Mount foi um dos jogadores mais consistentes do Chelsea na época passada, tendo sido nomeado pelos adeptos como o Jogador do Ano do clube pela segunda temporada consecutiva. Apenas Antonio Rüdiger fez mais jogos pela equipa de Tuchel do que o versátil avançado, que se sente confortável tanto nas alas como a actuar como número 10.

Principal contratação: Raheem Sterling
Primeira grande contratação do Chelsea desde a aquisição do clube liderada por Todd Boehly, Sterling conquistou quatro títulos da Premier League e marcou 131 golos em 339 jogos disputados pelo Manchester City, ao qual chegou em 2015 vindo do Liverpool. Apenas Sergio Agüero tem mais golos pelos Cityzens sob o comando de Pep Guardiola.

Nome a seguir: Carney Chukwuemeka
O dinâmico médio-centro foi o melhor marcador da Inglaterra no EURO Sub-19 este Verão, o que lhe valeu um lugar na Equipa do Torneio. Contratado ao Chelsea em Agosto, Chukwuemeka assinou o seu primeiro contrato profissional com o Aston Villa, em 2020, depois de se destacar no Northampton Town.

Sabia que?
O golo de Timo Werner, aos 82 segundos do jogo da fase de grupos contra o Zenit, na época passada, foi o mais rápido marcado pelo Chelsea na Champions League.

Salzburgo (AUT)

Pote: 3
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 21
Como se qualificou: Campeão da Áustria
Época passada: Oitavos-de-final (D 2-8tot - Bayern)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Oitavos-de-final (2021/22)

Treinador: Matthias Jaissle
Não deixou de ser surpreendente quando, no Verão passado, o Salzburgo anunciou que um jogador de 33 anos, que nunca tinha treinado qualquer equipa da primeira divisão, seria o novo técnico. Antigo defesa do Hoffenheim, o alemão foi adjunto no Brøndby antes de assumir o comando dos Sub-18 do Salzburgo. A "dobradinha" austríaca conseguida na sua primeira época mais do que justificou a aposta do clube.

Jogador-chave: Nicolas Seiwald
Médio "box-to-box", Seiwald é um jogador duro com uma resistência impressionante e que tem uma habilidade admirável para impedir os adversários de chegar à bola. Internacional sénior pela Áustria, ganhou "dobradinhas" nacionais nas duas épocas passadas na equipa principal do Salzburgo.

Principal contratação: Fernando
O rápido avançado tem experiência na UEFA Champions League desde a passagem pelo Shakhtar Donetsk. Ingressou no Salzburgo em Abril, após a interrupção do campeonato ucraniano, e marcou em três dos cinco primeiros jogos realizados na Bundesliga austríaca.

Nome a seguir: Benjamin Šeško
O avançado esloveno, que integra a lista de jogadores do UEFA.com a seguir em 2022, já se comprometeu com o Leipzig a partir da próxima temporada. Nos Salzburgo desde 2019, o jovem e veloz atacante foi, sem surpresa, comparado a outro jogador querido do clube, Erling Haaland.

Sabia que?
Na época passada, o Salzburgo tornou-se na primeira equipa austríaca a chegar aos oitavos-de-final da Champions League.

Dinamo Zagreb (CRO)

Pote: 4
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 34
Como se qualificou: Play-off (V 4-2total frente ao Bodø/Glimt)
Última época: Fase de grupos (terceiro lugar), Play-off da fase a eliminar da Europa League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Fase de grupos (1998/99, 1999/2000, 2011/12, 2012/13, 2015/16, 2016/17, 2019/20)

Treinador: Ante Čačic 
Čačic é um dos primeiros dez treinadores croatas a receber a licença UEFA Pro e levou o Dínamo à fase de grupos da Champions League de 2012/13 durante a sua primeira passagem pelo clube. Esteve dois anos no comando da selecção croata antes de regressar ao Dínamo em 2022.

Jogador-chave: Mislav Oršic
O versátil extremo marcou 20 golos em todas as competições em 2021/22 e parece determinado a melhorar esses números esta época. Marcou um "hat-trick" na vitória do clube por 3-0 sobre o Tottenham na segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Europa League em 2020/21. 

Principal contratação: Josip Drmić
O avançado internacional suíço sofreu com algumas lesões, mas o seu instinto goleador nunca estevem em dúvida. Marcou 25 golos na temporada passada, depois de se juntar ao Rijeka por empréstimo do Norwich, antes de rumar ao Dínamo no verão. 

Nome a seguir: Martin Baturina
Baturina fez sua estreia na Europa League em 2021/22, aparecendo nos jogos fora do Dínamo na fase de grupos ante o Genk e o Rapid Viena. O médio esteve, agora, em todos os seis jogos de qualificação do clube de Zagreb para Champions League nesta temporada.

Sabia que?
O Dínamo ficou 526 minutos sem sofrer golos durante a sua campanha de 2020/21 na Liga Europa – um recorde em competições de clubes da UEFA.

Real Madrid (ESP)

Real Madrid (ESP)

Pote: 1
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 4
Como se qualificou: Vencedor da Champions League
Época passada: Vencedor (V 1-0 - Liverpool)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1955/56, 1956/57, 1957/58, 1958/59, 1959/60, 1965/66, 1997/98, 1999/2000, 2001/02, 2013/14, 2015/16, 2016/17, 2017/18, 2021/22)

Treinador: Carlo Ancelotti
O homem que levou o Real Madrid à conquista da "La Décima" em 2014, Ancelotti voltou no Verão de 2021 para uma segunda passagem pelo comando da equipa e entrou para a história ao tornar-se no primeiro treinador a vencer a Taça dos Campeões/UEFA Champions League por quatro vezes. Ganhou o título da Liga espanhola na época passada, tornando-se também no primeiro técnico a vencer campeonatos em Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha.

Jogador-chave: Karim Benzema
Talismã do clube desde a saída de Cristiano Ronaldo em 2018, o avançado francês marcou o golo 1000 do Real na Taça dos Campeões (contra o Shakhtar na época passada) antes de desempenhar um papel fundamental frente ao Paris e ao Manchester City, na fase a eliminar, para levar a equipa de Ancelotti à final, na qual derrotou o Liverpool.

Principal contratação: Antonio Rüdiger
O imponente defesa-central fez mais jogos (54) em todas as competições do que qualquer outro jogador na sua última época em Stamford Bridge, tendo ajudado o Chelsea a vencer a Champions League de 2020/21.

Nome a seguir: Aurelién Tchouaméni
Forte no desarme, mas elegante com a bola, Tchouaméni é um dos médios mais promissores do futebol europeu. Veio da academia do Bordéus e passou duas temporadas e meia no Mónaco, pelo qual fez 95 jogos em todas as competições antes de ingressar no Real Madrid.

Sabia que?
O Real Madrid nunca falhou um apuramento da fase de grupos da UEFA Champions League.

Leipzig (GER)

Pote: 2
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 13
Como se qualificou: Quarto classificado na Alemanha
Época passada: Fase de grupos (terceiro classificado), meias-finais da Europa League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Meias-finais (2019/20)

Treinador: Domenico Tedesco
Contratado em Dezembro de 2021 após a saída de Jesse Marsch, na época de estreia orientou o Leipzig rumo ao quarto lugar no campeonato e à conquista do primeiro grande título do clube – a Taça da Alemanha. Em 2017/18, o técnico de origem italiana ajudou o Schalke a terminar no segundo lugar da Bundesliga, seguindo-se 18 meses no Spartak Moscovo.

Jogador-chave: Christopher Nkunku
Eleito Jogador do Ano na Bundesliga 2021/22, o francês atraiu a atenção de vários clubes após somar 32 golos e 20 assistências pelo Leipzig no somatório de todas as competições. Recentemente renovou por mais dois anos, estando ligado ao clube até 2026.

Principal contratação: Timo Werner
De regresso ao Leipzig após duas temporadas no Chelsea, o avançado tem como objectivo redescobrir o nível exibicional que lhe valeu comparações com Thierry Henry durante a sua primeira passagem pelo emblema do leste da Alemanha, pelo qual marcou 90 golos em 156 jogos após ser contratado ao Estugarda em 2016.

Nome a seguir: Hugo Novoa
Na época passada, a sua estreia na Bundesliga foi coroada com um golo, frente ao Greuther Fürth, seguindo-se o primeiro jogo na Champions League, numa goleada por 5-0 ao Club Brugge. Seguiram-se poucos jogos e minutos pelos seniores, mas no arranque da edição 2022/23 o extremo de 19 anos já participou nos três jogos do clube.

Sabia que?
A vitória por 5-0 do Leipzig sobre o Club Brugge na fase de grupos da época passada foi a sua maior em jogos europeus.

Shakhtar Donetsk (UKR)

Pote: 3
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 22
Como se qualificou: Campeão da Ucrânia
Época passada: Fase de grupos (quarto classificado)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Quartos-de-final (2010/11)

Treinador: Igor Jovićević
Filho de um célebre defesa do Dínamo Zagreb, Jovićević passou pelas camadas jovens do Real Madrid, mas viveu grande parte da carreira de jogador fora da Europa, em clubes do Japão, do Brasil e da China. Começou como treinador no Karpaty Lviv e assumiu o comando do Shakhtar neste Verão, após uma passagem por outra formação da Ucrânia, o Dnipro-1.

Jogador-chave: Mykola Matviyenko
Lateral-esquerdo e defesa-central, Matviyenko, de 26 anos, passou pela academia do Shakhtar e é joga na UEFA Champions League desde 2018/19.

Principal contratação: Ivan Petryak
Extremo que pode jogar à esquerda e à direita, Petryak esteve anteriormente no Shakhtar em 2017/18, tendo ganho reputação no Zorya Luhansk. Voltou à Ucrânia neste Verão, após quatro temporadas na Hungria ao serviço do Ferencváros e do Fehérvár.

Nome a seguir: Mykhaylo Mudryk
O extremo chegou ao Shakhtar em 2021/22 e participou em todos os jogos do clube na fase de grupos da Champions League, entre os quais a impressionante vitória inicial no terreno do Real Madrid. O atleta de 21 anos, habitualmente convocado para a selecção da Ucrânia, é um dos jogadores do UEFA.com a seguir em 2022.

Sabia que?
O Shakhtar chegou à fase de grupos pela 17ª vez, mas não foi além disso em 12 das 16 campanhas anteriores, incluindo nas quatro últimas.

Celtic (SCO)

Pote: 4
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 51
Como se qualificou: Campeão da Escócia
Época passada: Fase de grupos da Europa League (terceiro lugar), "play-off" eliminatório da Europa Conference League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1966/67)

Treinador: Ange Postecoglou
Ajudou o Celtic a reconquistar o título da Premiership escocesa ao rival Rangers em 2021/22, na sua primeira temporada no clube. Nascido na Grécia, o antigo defesa treinou a Austrália no Campeonato do Mundo de 2014, mudando-se depois para o Japão, em 2017, onde em 2019 ajudou o Yokohama a ganhar o seu primeiro título da J. League nos últimos 15 anos.

Jogador-chave: Callum McGregor
Elemento vital da equipa, a sua presença e influência tranquilas no centro do terreno é valiosa para o conjunto escocês. Se não for apoquentado por lesões, o jogador de 29 anos tem tudo para chegar aos 400 jogos pelo clube no decorrer desta temporada.

Principal contratação: Aaron Mooy
O antigo médio de Huddersfield e Brighton reencontrou Postecoglou, que o orientou na selecção australiana. O jogador de 31 anos possui uma vasta experiência, fruto de 96 jogos na Premier League e 52 pela selecção.

Nome a seguir: Cameron Carter-Vickers
Filho de um jogador profissional de basquetebol nascido nos Estados Unidos, o jogador de 24 anos passou pelos escalões de formação do Tottenham. Após vários empréstimos a equipas inglesas, o hábil defesa-central encontrou regularidade no Celtic na época passada, com os seus desempenhos a contribuírem para a conquista do campeonato e uma transferência definitiva.

Sabia que?
O Celtic foi o primeiro vencedor britânico da Taça dos Campeões Europeu, em 1967, mas a última vez que alcançou a fase a eliminar foi em 2013.

Manchester City (ENG)

Manchester City (ENG)

Pote: 1
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 3
Como se qualificou: Campeão de Inglaterra
Época passada: Meias-finais (D 5-6tot - Real Madrid)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Finalista vencido (2020/21)

Treinador: Josep Guardiola
Tendo vencido esta competição duas vezes com o Barcelona, o treinador de 51 anos, um dos mais titulados do futebol, estará certamente ansioso por terminar a espera de 11 anos por um terceiro troféu. Conquistou três títulos tanto ao comando do clube catalão como do Bayern, e chegou ao quarto da Premier League com o City em 2021/22.

Jogador-chave: Kevin De Bruyne
O médio de 31 anos ultrapassou os 300 jogos pelo City em 2021/22, quando ganhou o prémio de Jogador da Época da Premier League pela segunda vez, e continua a ser uma figura de proa da equipa.

Principal contratação: Erling Haaland
O jovem avançado marcou 86 golos em 89 jogos durante os dois anos e meio em que esteve no Dortmund, consolidando o seu estatuto como um dos goleadores mais eficazes da sua geração. No ano passado, o norueguês nascido em Leeds tornou-se no jogador mais jovem a atingir 20 golos na Champions League.

Nome a seguir: Cole Palmer
Apesar de ter perdido grande parte da época 2021/22 devido a uma lesão num pé, Palmer continua a ser uma das promessas mais brilhantes do plantel de Guardiola. Capaz de actuar no meio-campo e como avançado, o jogador de 20 anos marcou o seu primeiro golo na Champions League na vitória do City frente ao Club Brugge, por 5-1, na na fase de grupos da época passada.

Sabia que?
Guardiola alcançou o recorde de nove presenças nas meias-finais da Champions League – superando a marca anterior de José Mourinho.

Sevilha (ESP)

Pote: 2
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 12
Como se qualificou: Quarto classificado em Espanha
Época passada: Fase de grupos (terceiro classificado), oitavos-de-final da Europa League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Quartos-de-final (1957/58, 2017/18)

Treinador: Julen Lopetegui
Antigo treinador da Espanha, do Porto e do Real Madrid, Lopetegui assumiu as rédeas da equipa no Verão de 2019 e não demorou muito para deixar a sua marca, levando o Sevilha ao triunfo na Europa League na sua época de estreia. Terminou três vezes entre os quatro primeiros classificados em Espanha, em quatro temporadas, pelo que nunca perdeu de vista a Champions League.

Jogador-chave: Yassine Bounou
Emprestado pelo Girona, o guarda-redes marroquino foi peça-chave da equipa do Sevilha que conquistou a UEFA Europa League em 2020. Desde que se transferiu em definitivo para o Sevilha, consolidou o seu lugar como titular de Lopetegui e brilhou pela defesa que sofreu menos golos na primeira divisão espanhola (30) em 2021/22.

Principal contratação: Isco
Cinco vezes vencedor da Champions League, Isco chegou a Sevilha após terminar o seu contrato com o Real Madrid neste Verão. Tendo caído na hierarquia no Bernabéu, o médio espanhol espera recuperar a chama em Sevilha para tentar um lugar na selecção da Espanha que vai estar presente no Campeonato do Mundo.

Nome a seguir: Tanguy Nianzou
Apesar de ter apenas 20 anos, o defesa-central francês possui um currículo do qual constam já Paris e Bayern. Figura imponente, fixou-se rapidamente no eixo defensivo da equipa da Andaluzia e pode ser o seu pilar nos próximos anos.

Sabia que?
Sevilha, LOSC Lille, Salzburgo e Wolfsburgo chegaram à última jornada do Grupo G da época passada com possibilidades de seguir em frente. Foi a primeira vez em 12 anos que não houve apurados ou eliminados num grupo após a quinta jornada.

Dortmund (GER)

Pote: 3
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 19
Como se qualificou: Segundo classificado na Alemanha
Época passada: Fase de grupos (terceiro classificado), "play-off" eliminatório da Europa League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1996/97)

Treinador: Edin Terzić
O técnico alemão começou a carreira na academia do Dortmund, em 2010. Em 2020/21, na qualidade de treinador-interino, levou o Borussia à vitória sobre o Leipzig na final da Taça da Alemanha. Sucede a Marco Rose, que deixou o clube no Verão após apenas uma temporada no comando.

Jogador-chave: Jude Bellingham
Jogador mais utilizado pelo Dortmund em 2021/22, a sua reputação continua a crescer. Na época passada o jogador de 19 anos esteve envolvido em golos a cada 190 minutos, em comparação com os 353 minutos na temporada anterior. Escolha regular de Terzić, esta campanha pode vir a ser a mais proveitosa na ainda curta carreira do inglês.

Principal contratação: Niklas Süle
Após trocar a Baviera pela Renânia do Norte-Vestfália, o defesa Süle terá como objectivo ajudar o Dortmund a quebrar a década de domínio do Bayern na Bundesliga. O imponente jogador torna-se imediatamente uma das figuras principais de uma jovem equipa do Dortmund que atravessa um processo de reformulação após a saída de Rose.

Nome a seguir: Karim Adeyemi
Natural de Munique, o avançado germânico, que integrou a lista de jogadores do UEFA.com a seguir em 2022, assinou 23 golos e sete assistências em 43 jogos pelo Salzburgo na época passada. Embora seja improvável igualar o registo incrível de Erling Haaland, com 86 golos em 89 jogos pelo Dortmund, o jogador de 20 anos tem potencial para se tornar num dos atacantes mais prolíficos da Bundesliga.

Sabia que?
A derrota do Dortmund por 4-0 frente ao Ajax na fase de grupos da época passada foi a sua mais pesada na UEFA Champions League.

Copenhaga (DEN)

Pote: 4
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 41
Como se qualificou: Play-off (V 2-1total frente ao Trabzonspor)
Época passada: Oitavos-de-final da Europa Conference League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Oitavos-de-final (2010/11)

Treinador: Jess Thorup 
Venceu a Liga dinamarquesa com o Midtjylland em 2017/18 antes de repetir o feito no comando do Copenhaga quatro anos depois. O técnico de 52 anos passou também pela Bélgica ao serviço de Gent e Genk.

Jogador-chave: Pep Biel
Com uns impressionantes 18 golos e 15 assistências em 47 jogos oficiais pelos campeões dinamarqueses na temporada passada, o médio-ofensivo espanhol Biel parece pronto para mais do mesmo em 2022/23 e desempenhará certamente um papel fundamental na defesa do título.

Principal contratação: Mat Ryan
O guarda-redes internacional australiano ingressou no clube vindo da Real Sociedad em Agosto. Um guardião fiável, com excelentes reflexos, Ryan teve passagens pelo Arsenal e Valência, mas ainda nunca jogou na fase de grupos da UEFA Champions League. 

Nome a seguir: Victor Kristiansen
Jovem lateral-esquerdo, estabeleceu-se como habitual titular na última temporada depois de estrear na primeira equipa em Novembro de 2020. Tendo representado a Dinamarca em todos os escalões jovens desde os sub-16, parece apenas uma questão de tempo até que se estreie pela selecção principal.

Sabia que? 
O Copenhaga vai participar na fase de grupos pela quinta ocasião – nenhuma outra equipa dinamarquesa participou mais de duas vezes. É igualmente o único clube da Dinamarca a ter disputado os oitavos-de-final da competição.

Paris Saint-Germain (FRA)

Paris Saint-Germain (FRA)

Pote: 1
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 7
Como se qualificou: Campeão de França
Época passada: Oitavos-de-final (D 2-3tot - Real Madrid)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Finalista vencido (2019/20)

Treinador: Christophe Galtier
Galtier é um treinadores mais conceituados do futebol francês e, em 2013, levou o Saint-Ètienne à sua primeira grande conquista em 32 anos – a Taça da Liga –, antes de conquistar o título da Ligue 1 pelo LOSC Lille em 2021, tendo terminado com um escasso ponto à frente do Paris. Finalista vencido da Taça de França com o Nice na época passada, conduziu o clube ao quinto lugar na liga.

Jogador-chave: Kylian Mbappé
Despontou nos palcos europeus ao serviço do Mónaco em 2016/17 e desde então foi sempre a subir. Vencedor do Campeonato do Mundo pela França, tornou-se no jogador mais jovem a chegar aos 30 golos na Champions League da época passada, com 22 anos e 352 dias, batendo o recorde que pertencia ao seu companheiro de equipa Lionel Messi.

Principal contratação: Renato Sanches
Médio forte e versátil com parecenças, até segundo o próprio, com Clarence Seedorf, a antiga estrela dos Países Baixos, Renato Sanches teve uma passagem frustrante pelo Bayern antes de reconstruir a sua reputação sob o comando de Galtier no LOSC. Apontado ao Barcelona na época passada, acabou por ingressar este Verão no Paris.

Nome a seguir: Hugo Ekitiké
O ponta-de-lança de elevada estatura, que fez parte da lista de jogadores do UEFA.com a seguir em 2022, estava a ser seguido por vários grandes clubes europeus antes de ingressa no campeão da Ligue 1 proveniente do Reims, pelo qual marcou dez golos e fez quatro assistências em 24 jogos do campeonato em 2021/22.

Sabia que?
Mbappé assinalou o seu jogo 50 na Champions League, na fase de grupos da época passada, tornando-se no 11º jogador a marcar 20 golos fora na competição. No entanto, ao atingir esse número em apenas 23 jogos, fê-lo em menos partidas do que qualquer um dos dez anteriores.

Juventus (ITA)

Pote: 2
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 8
Como se qualificou: Quarto classificado em Itália
Época passada: Oitavos-de-final (D 1-4tot - Villarreal)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1984/85, 1995/96)

Treinador: Massimiliano Allegri
Após duas épocas sabáticas, regressou à actividade na época passada com a missão de reavivar a Juventus, com quem tinha disputado (e perdido) a final da Champions League em 2015 e 2017.

Jogador-chave: Dušan Vlahović
Ponta-de-lança forte, poderoso e com boa técnica, o sérvio marcou sete golos em 15 jogos na Serie A após ser contratado pela Juventus à Fiorentina em Janeiro. Mudou do Nº7 para o Nº9 este Verão mas continuarão a esperar dele que tenha influência semelhante à de Cristiano Ronaldo.

Principal contratação: Paul Pogba
Finalista do UEFA EURO 2016 e vencedor do Mundial de 2018, "Pogo" ganhou a Série A nas quatro temporadas ao serviço da Juventus antes de regressar ao Manchester United em 2016. Sob o comando de Allegri, também ajudou os "bianconeri" a chegar à final da Champions League de 2015.

Nome a seguir: Matías Soulé
O extremo argentino estreou-se na Série A em 2021/22 e foi convocado para a visita da Juve ao Villarreal, na primeira mão dos oitavos-de-final. Por vezes comparado ao compatriota e agora colega Ángel Di María, parece apenas uma questão de tempo até o jovem de 19 anos se estrear na Champions League.

Sabia que?
A derrota por 4-0 da Juventus frente ao Chelsea na fase de grupos da época passada foi a sua maior na competição desde o desaire por 7-0 com o Wiener Sport-Club em 1958/59.

Benfica (POR)

Pote: 3
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 27
Como se qualificou: "Play-off" (V 5-0tot - Dínamo Kiev)
Época passada: Quartos-de-final (D 6-4 tot - Liverpool)
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Vencedor (1960/61, 1961/62)

Treinador: Roger Schmidt
Antigo médio, Schmidt começou a mostrar qualidades como treinador quando levou o Salzburgo à conquista da "dobradinha" nacional, na Áustria, em 2014/15. Liderou o Leverkusen na sua Alemanha-natal e, mais recentemente, esteve no comando do PSV Eindhoven, com o qual ganhou a Taça dos Países Baixos em 2021/22.

Jogador-chave: David Neres
Enzo Fernández tem sido influente no meio-campo, mas o extremo brasileiro, igualmente reforço de Verão, está a fazer a diferença no ataque, flectindo da direita para o meio com velocidade e técnica para marcar golos e fazer assistências. Durante a passagem pelo Ajax sagrou-se tricampeão dos Países Baixos.

Principal contratação: Enzo Fernández
O jovem de 21 anos contratado ao River Plate vinha da América do Sul com grande parte da época jogada e teve enorme impacto mal chegou. Fundamental no meio-campo, ao lado de Florentino e João Mário, Enzo tem rapidez de execução e resistência, parecendo talhado para grandes voos.

Nome a seguir: Gonçalo Ramos
Formado no Benfica, o avançado de 21 anos parece estar perfeitamente adaptado ao estilo de jogo de Schmidt, combinando capacidade de trabalho com qualidade técnica e golos.

Sabia que?
Antes de cada jogo em casa, a mascote do clube, uma águia chamada Vitória, equipada com fitas vermelhas e brancas, sobrevoa o relvado em círculos desde o topo da bancada até um palanque situado no relvado.

Maccabi Haifa (ISR)

Pote: 4
Ranking da UEFA (fim de 2021/22): 169
Como se qualificou: "Play-off" (V 5-4tot - Estrela Vermelha)
Época passada: Fase de grupos da Europa Conference League
Melhor desempenho na Taça dos Campeões: Fase de grupos (2002/03, 2009/10, 2022/23)

Treinador: Barak Bakhar
O defesa passou de jogador a treinador após uma longa passagem pelo Hapoel Ironi Kiryat Shmona, tendo depois conquistado três campeonatos seguidos à frente do Hapoel Beer-Sheva. Desde que assumiu o comando do Haifa, em 2020, ganhou mais dois títulos de campeão e irá participar pela primeira vez na fase de grupos da Champions League como técnico.

Jogador-chave: Ali Mohammed
O coração e o motor da máquina do Maccabi Haifa. A partir do meio-campo, o nigeriano parece estar participar em todas as jogadas defensivas ou ofensivas, e pode parecer que há mais do que um Mohammed em campo.

Principal contratação: Frantzdy Pierrot
O Haifa fez um esforço significativo para contratar o internacional haitiano do Guingamp e, até ao momento, o avançado não defraudou as expectativas, pois assinou cinco golos nas pré-eliminatórias (incluindo dois no "play-off") que levaram o clube à fase de grupos.

Nome a seguir: Daniel Sundgren
O internacional sueco está a conhecer o futebol da Champions League pela primeira vez aos 31 anos, tendo sido um jogador-chave na equipa que o treinador Barak Bakhar usou na qualificação. Pode jogar a lateral-direito e também a defesa-central, e esse facto evidencia a abordagem flexível do Maccabi Haifa.

Sabia que?
O Maccabi Haifa foi a primeira equipa de Israel a apurar-se para a fase de grupos da Champions League, quando se estreou naquela que era então a "primeira fase de grupos", em 2002/03.

Descarregue a app

Selected for you