Perfil: Vicente del Bosque
Saturday, July 16, 2016
Article summary
Vencedor duas vezes da UEFA Champions League, pelo Real Madrid, do Campeonato do Mundo da FIFA e do UEFA EURO 2012, pela Espanha, saiba mais sobre Vicente del Bosque.
Article top media content
Article body
A prova
• Liderou o Real Madrid na conquista de dois títulos da Liga espanhola e da UEFA Champions League em 1999/2000 e 2001/02.
• Levou a Espanha à glória no Mundial 2010 e no UEFA EURO 2012.
• Foi nomeado treinador do ano em 2002, pela UEFA, e foi considerado pela FIFA treinador do ano em 2012.
Opinião dos especialistas
“Ele levou-nos ao sétimo céu em 12 de Julho de 2010. Esteve sempre calmo durante os tempos difíceis, assim como nos momentos de glória. Ajudou tanto os jogadores como os adeptos. Respeitador e verdadeiro é como ele é no dia-a-dia.”
Iker Casillas, guarda-redes de Espanha
“Nós adoramo-lo. O ambiente do grupo com ele é magnífico. É uma pessoa muito direta e faz tudo de forma frontal. Vicente é uma das pessoas mais humanas com quem me cruzei no balneário.”
Xavi Hernández, antigo médio da Espanha
“Qual foi o treinador que melhor me compreendeu? O Vicente del Bosque, devido à sua simplicidade. Todos os jogadores gostavam muito dele, porque fazia as coisas como deveriam ser feitas, sem criar muitos problemas. As suas palestras eram entre três e quatro minutos. Acredito que a seleção de Espanha deve estar muito contente com ele. O tempo dos ditadores acabou há anos. Os treinadores devem ganhar a confiança e serem mais do que um líder.”
Ronaldo, ex-avançado do Real Madrid
“Deveria haver estátuas do Del Bosque em todas as cidades de Espanha, tendo em conta o que ele alcançou para aquele país, e principalmente em Madrid.”
Steve McManaman, ex-médio do Real Madrid
Retrospectiva
Del Bosque era um médio evoluído e inteligente que surgiu num clube pequeno de Salamanca, o Salmantino, antes de se juntar ao todo poderoso Real Madrid. Depois de se ter estreado com apenas 17 anos, em 1973/74, amealhou 339 presenças na equipa principal, em 11 épocas, ganhando cinco títulos na Liga e quatro Taças de Espanha. Também representou a seleção de Espanha por 18 vezes. No final da carreira de jogador, acabou por ficar no Real como treinador, subindo a pulso o seu caminho até treinador principal em Novembro de 1999.
O método
Tanto no Real Madrid, como na seleção de Espanha, Del Bosque contou sempre com grandes estrelas no plantel. Mas, graças à sua capacidade, conseguiu atingir grandes níveis com as duas formações. Sucedeu a Luis Aragonés após o UEFA EURO 2008 e manteve o "tiki-taka" como abordagem, no entanto, e devido à ausência de um ponta-de-lança de raiz, introduziu o conceito de "falso nove".
Citações
”A liderança deve ser apreciada, afável, cordial e, acima de tudo, emocional. A moda do líder autoritário já se foi. O futebol é sobretudo vida. E tu não podes estar zangado todo o dia.”
“Por mais que profissionalizes o futebol, por mais dinheiro que esteja envolvido, o mais importante é defender a nobreza do futebol.”
“Tens de manter o potencial que existe e construir o futuro, sem apagar as marcas do passado.”
“Só uma grande cabeça pensa que sabe tudo. Uma das coisas mais difíceis é aceitar que fizeste algo errado. Eu acredito fortemente na cultura do diálogo.”
“O treinador tem de perceber que as relações humanas devem estar acima do desporto, acima da competição.”