Recordistas da presente edição da Champions League
Thursday, December 11, 2014
Article summary
Lionel Messi é assíduo em recordes mas teve a companhia de Luiz Adriano, Xavi Hernández e Francesco Totti, numa fase de grupos repleta de novos máximos.
Article top media content
Article body
• Os oito golos de Lionel Messi no Grupo F elevaram para 75 os tentos por si apontados na UEFA Champions League e permitiram-lhe ultrapassar Raúl González (71) como melhor marcador de sempre da competição.
• O avançado do FC Shakhtar Donetsk, Luiz Adriano, igualou o recorde de nove golos marcados na fase de grupos que Cristiano Ronaldo havia estabelecido em 2013/14.
• O médio Xavi Hernández, do do FC Barcelona, lidera agora a lista de jogadores com mais jogos na UEFA Champions League, tendo disputado 146 partidas na competição.
• O Real Madrid CF tornou-se apenas na sexta equipa a somar a pontuação máxima num grupo e também no primeiro clube a consegui-lo duas vezes, depois de já ter logrado tal proeza em 2011/12. A diferença de 11 pontos para o segundo classificado constitui igualmente um recorde ex aequo.
• FC BATE Borisov sofreu os seus 23º e 24º golos no Grupo H na derrota por 2-0 frente ao Athletic Club, para a sexta jornada, ultrapassando o anterior recorde de golos sofridos numa fase de grupos, que era de 22 golos e pertencia conjuntamente a GNK Dinamo Zagreb (2011/12) e FC Nordsjælland (2012/13).
• Ao invés, o AS Monaco FC tornou-se na nona equipa a sofrer apenas um golo na fase de de grupos. A Juventus conseguiu esse feito duas vezes , em 1996/97 e 2004/05.
• O capitão da Roma, Francesco Totti, tornou-se no jogador mais velho a marcar na prova, com o seu tento no terreno do Manchester City FC, na segunda jornada; bateria o seu próprio recorde ao marcar frente ao PFC CSKA Moskva, a 25 de Novembro, com 38 anos e 59 dias de idade.
• A goleada do FC Bayern München por 7-1 sobre a Roma, na terceira jornada, tornou os bávaros na primeira equipa a marcar sete golos em três partidas da UEFA Champions League, uma vez que já haviam batido em casa o Sporting Clube de Portugal por 7-1, em Março de 2009 e o FC Basel 1893 por 7-0 em 2011/12.
• O Shakhtar tornou-se na primeira equipa a marcar seis golos na primeira parte de um encontro da UEFA Champions League quando, a 21 de Outubro, derrotou o BATE por 7-0.
• Os 40 golos apontados na terça-feira da terceira jornada representam um recorde para uma noite de oito encontros. Melhor, só mesmo a 1 de Outubro de 1997, quando foram marcados 44 golos.