Quantos jogadores ganharam Champions League e EURO na mesma época?
Saturday, June 1, 2024
Article summary
Apenas dez jogadores integraram a equipa vencedora em finais da Taça dos Campeões Europeus e do EURO na mesma época.
Article top media content
Article body
Um lote restrito de dez jogadores conquistaram a Taça dos Campeões Europeus/Champions League e o Campeonato da Europa da UEFA na mesma temporada.
Metade desses jogadores alcançou o feito nas três edições mais recentes do EURO. Para serem elegíveis, é preciso que os jogadores tenham participado nas duas finais.
Que jogadores ganharam Taça dos Campeões Europeus e EURO na mesma época?
Dez jogadores venceram a Taça dos Campeões Europeus e o EURO na mesma época. O emblemático Luis Suárez foi o primeiro, em 1964, primeiro ajudando o Inter a conquistar o seu primeiro título europeu e depois juntando-se a dois jogadores do Real Madrid, derrotados na competição de clubes, para inspirar uma inexperiente Espanha a ganhar o seu primeiro título importante.
Hans van Breukelen, Ronald Koeman, Berry van Aerle e Gerald Vanenburg foram os próximos a alcançar este feito. O quarteto desempenhou papéis fundamentais na vitória do PSV sobre o Benfica na final da Taça dos Campeões Europeus de 1988, em Estugarda, decidida após grandes penalidades, e um mês depois, também na República Federal da Alemanha, ajudaram o seu país a alcançar o seu primeiro título de relevo. Wim Kieft, outro jogador neerlandês do PSV, não saiu do banco na final do EURO 1988.
Fernando Torres e Juan Mata completaram um Verão memorável em 2012, quando após alcançarem a glória na Champions League com o Chelsea, fizeram o mesmo com a Espanha, marcando na final do EURO. Cristiano Ronaldo e Pepe desempenharam papéis importantes por Real Madrid e Portugal quatro anos depois. Jorginho é o único jogador a completar a dobradinha Taça dos Campeões Europeus e EURO em ano ímpar, após o EURO 2020 ter sido adiado 12 meses devido à pandemia de COVID-19.
Quem pode ganhar o EURO 2024 e a Champions League esta época?
Nove da equipa vencedora da Champions League do Real Madrid foram convocados para as selecções provisórias dos seus respectivos países para o EURO 2024.
Preparado para se retirar após o torneio, Toni Kroos poderá ter uma despedida especial se a Alemanha conquistar o troféu Henri Delaunay em casa, em Julho. Antonio Rüdiger também poderá jogar pelos anfitriões.
Autor do golo inaugural da final da Champions League, Dani Carvajal foi convocado pela Espanha juntamente com os compatriotas Joselu e Nacho, enquanto Eduardo Camavinga e Ferland Mendy estão na selecção provisória de França. Jude Bellingham (Inglaterra) e Luka Modrić (Croácia) completam o lote.
Dobradinha Taça dos Campeões Europeus/EURO
1964: Luis Suárez (Inter e Espanha)
1988: Hans van Breukelen, Ronald Koeman, Berry van Aerle, Gerald Vanenburg (PSV Eindhoven e Países Baixos)
2012: Fernando Torres, Juan Mata Chelsea e Espanha)
2016: Cristiano Ronaldo, Pepe (Real Madrid e Portugal)
2020*: Jorginho (Chelsea e Itália)
*A fase final realizou-se em 2021
Que jogadores ganharam Taça dos Campeões Europeus e Mundial na mesma época?
Um lote de elite composto por nove jogadores venceu a Taça dos Campeões Europeus e Mundial na mesma temporada. Seis deles fizeram isso juntos. Sepp Maier, Paul Breitner, Hans-Georg Schwarzenbeck, Franz Beckenbauer, Gerd Müller e Uli Hoeness inspiraram o Bayern à conquista do seu primeiro título europeu em Maio de 1974, antes de formarem o núcleo-duro da selecção da República Federal da Alemanha que derrotou os Países Baixos na final do Campeonato do Mundo, em Munique, sete semanas depois. De realçar que o sexteto esteve em desvantagem nas duas finais.
Os outros três jogadores alcançaram o feito após ganharem a Champions League com o Real Madrid: Christian Karembeu em 1998, Roberto Carlos em 2002 e, mais recentemente, Raphaël Varane em 2018.
Quem esteve quase a entrar neste lote selecto foi Sami Khedira, do Real Madrid, em 2014, já que uma lesão no aquecimento impediu-o de jogar pela Alemanha na vitória sobre a Argentina na final do Mundial. Julián Álvarez teria sido adicionado à lista em 2022/23 se tivesse sido utilizado no triunfo do Man City sobre o Inter, já que o avançado tinha ganho o Mundial com a Argentina a meio da época.
Dobradinha Taça dos Campeões Europeus/Mundial
1974: Sepp Maier, Paul Breitner, Hans-Georg Schwarzenbeck, Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Uli Hoeness (Bayern e República Federal da Alemanha)
1998: Christian Karembeu (Real Madrid e França)
2002: Roberto Carlos (Real Madrid e Brasil)
2018: Raphaël Varane (Real Madrid e França)