Champions League Official Live football scores & Fantasy
Get
UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Bale inspira Real Madrid rumo ao terceiro título seguido

Dois golos de Gareth Bale, um dos quais espectacular, ajudaram o Real Madrid a conquistar o troféu pela 13ª vez e terceira seguida.

Veja os melhores momentos do grande jogo em Kiev.

O Real Madrid conseguiu o terceiro triunfo consecutivo na UEFA Champions League ao bater o Liverpool por 3-1 em Kiev.

COMO TUDO ACONTECEU

Cristiano Ronaldo foi o primeiro a ameaçar o golo no NSC Olimpiyskiy, num remate cruzado a passar por cima, mas foi o Liverpoola primeira equipa a criar verdadeiro perigo, num remate de Trent Alexander-Arnold para uma boa defesa de Keylor Navas.

O momento marcante da primeira parte chegou logo depois, com o Liverpool a ver a sua maior figura, Mohamed Salah, a abandonar o relvado lesionado num ombro. Também o Real Madrid sofreu um contratempo, com Dani Carvajal a ser substituído igualmente com problemas físicos..

A primeira parte terminou sem golos e sem grandes ocasiões de perigo, mas o início de segunda parte foi bem diferente. O Real esteve perto de inaugurar o marcador aos 48 minutos, com Isco a beneficiar de um ressalto e a fazer um chapéu a  Karius, mas a bola acabou devolvida pela trave. Porém, três minutos depois, um lance infeliz do guarda-redes alemão permitiu a Karim Benzema abrir mesmo o activo.

Karim Benzema depois de dar vantagem ao Real Madrid
Karim Benzema depois de dar vantagem ao Real Madrid©Getty Images

O Liverpool, contudo, reagiu bem e empatou aos 55 minutos. Dejan Lovren correspondeu de cabeça a um canto e Sadio Mané surgiu a desviar a bola de Navas. Aos 61 minutos, novo momento marcante na final: Gareth Bale saltou do banco e dois minutos depois fez, de forma soberba, o 2-1. Marcelo cruzou da esquerda e o galês bateu Karius com um remate acrobático, de costas para a baliza.

Mané ficou perto de bisar e restabelecer a igualdade aos 70 minutos, mas o remate de pé esquerdo do senegalês esbarrou no poste da baliza do Real Madride foi o Real a estabelecer o resultado final aos 83 minutos. Bale tentou a sorte a mais de 30 metros da baliza, Karius voltou a não ser feliz, não conseguindo segurar o disparo do “camisola 11” da turma madrilena, que assim festejou mesmo o seu 13º título de campeã europeia de clubes, o terceiro consecutivo.

Figura: Gareth Bale

Gareth Bale faz o 2-1 com um remate acrobático
Gareth Bale faz o 2-1 com um remate acrobático©Getty Images

O galês só entrou em campo aos 61 minutos, mas acabou por ser ele a marcar os dois golos que deram a 13º título ao Real Madrid.

Momento: Bale acrobático
O Real Madrid tinha acabado de consentir o empate e Zidane recorreu ao galês. Bale correspondeu com um golo soberbo que deu o 2-1 e que vai ficar na história das finais.

Sergio Ramos comemora o triunfo do Real Madrid
Sergio Ramos comemora o triunfo do Real Madrid©Sportsfile

Estatísticas importantes

  • Real Madrid é o primeiro clube a conseguir três triunfos consecutivos desde o Bayern na década de 1970
  • Zidane é o primeiro treinador a vencer a prova três vezes seguidas
  • Bale é o sétimo jogador a marcar dois golos na final da UEFA Champions League
  • O galês é o primeiro jogador a bisar numa final depois de sair do banco
  • Benzema marcou nos três encontros com o Liverpool

Reacções

Zinédine Zidane, treinador do Real Madrid:
O que temos vivido é impressionante. Faltam-me palavras para descrever. Disse aos meus jogadores para desfrutarem deste momento: nunca mais vão vier nada assim.

Jürgen Klopp, treinador do Liverpool
Parabéns ao Real Madrid. A lesão do Salah foi um momento importante, mas não quero que pareça uma desculpa. A equipa ficou um pouco afectada e o Real Madrid tentou tirar partido disso. Os outros momentos decisivos são os golos, é claro, foram momentos estranhos. Perdemos 3-1 e não podemos estar satisfeitos.