UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Decisões do Comité Executivo em São Petersburgo

Executive Commitee

Reunido em São Petersburgo, o Comité Executivo da UEFA tomou decisões sobre diversos tópicos, entre os quais a ratificação dos regulamentos de algumas das competições de selecções.

O Comité Executivo da UEFA esteve reunido em São Petersburgo
O Comité Executivo da UEFA esteve reunido em São Petersburgo ©RFS

O Comité Executivo da UEFA, dirigido pelo presidente da UEFA, Michel Platini, ratificou os regulamentos para o Campeonato da Europa de Sub-21 2013-15 e para a fase de qualificação europeia do Campeonato do Mundo Feminino de 2015.

Reunido esta segunda-feira em São Petersburgo, na Rússia, o Comité Executivo da UEFA admitiu ainda na Convenção de Treinadores da UEFA quatro novas federações nacionais de futebol: Azerbaijão (Nível Pro), Áustria (Futebol Jovem, nível A) Bielorrússia (nível Pro) e França (Futebol Jovem, nível A). Esta convenção tem como objectivo proteger a profissão de treinador e abrir caminho à livre circulação de treinadores qualificados, de acordo com a legislação europeia.

Além disso, o comité admitiu também três federações nacionais de futebol na Carta de Futebol de Formação da UEFA: Bulgária (nível de uma estrela), Espanha (nível de três estrelas) e Bélgica (nível de quatro estrelas). Esta carta, criada em 2004, foi concebida com o intuito de apoiar as federações nacionais que integram a UEFA nas respectivas actividades relacionadas com as "raízes" do futebol.

As condições da Convenção de Arbitragem da UEFA foram igualmente actualizadas e reestruturadas, tendo sido depois aprovadas pelo comité. Estas reflectem, agora, os objectivos futuros, incluindo novos requisitos, maior ênfase na monitorização da condição física e estandardização da formação dos árbitros desde as "raízes". Até à data, esta convenção conta com 49 membros efectivos e um membro parcial.

O Comité Executivo da UEFA decidiu ainda que a gestão dos direitos comerciais referentes às competições de selecções organizadas pela UEFA será conduzida por uma empresa dedicada exclusivamente a essa tarefa. No final da semana serão divulgados à comunicação social mais detalhes sobre o acordo estabelecido com essa empresa, a CAA Eleven.

Por fim, o comité admitiu Gibraltar como membro provisório da UEFA a partir desta segunda-feira, 1 de Outubro de 2012. Tal surge no seguimento de uma decisão tomada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (CAS) em Agosto de 2011. A admissão da Federação de Futebol de Gibraltar (GFA) como membro efectivo da UEFA será tomada no XXXVII Congresso Ordinário da UEFA, em Londres, no mês de Maio de 2013.

A próxima reunião do Comité Executivo da UEFA está agendada para Lausana, na Suíça, a 6 de Dezembro de 2012.

Selected for you