UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Resultados positivos da reunião de Nyon

Executive Commitee General Secretary

Na sua primeira reunião de 2012, na Casa do Futebol Europeu, o Comité Executivo da UEFA tomou importantes decisões e recebeu informações sobre o progresso de várias situações.

O Comité Executivo da UEFA esteve reunido em Nyon terça e quarta-feira
O Comité Executivo da UEFA esteve reunido em Nyon terça e quarta-feira ©UEFA.com

O Comité Executivo da UEFA abriu o ano de 2012 com importantes discussões e muito trabalho em agenda na sua primeira reunião do ano, que teve lugar esta terça-feira, em Nyon.

Liderado pelo Presidente da UEFA, Michel Platini, o Comité Executivo recebeu informações sobre o progresso das conversações com a Associação Europeia de Clubes (ECA) na sequência de uma reunião realizada a 23 de Janeiro. O organismo informou que serão levadas a cabo mais conversações com vista à assinatura de um novo Memorando de Entendimento com a ECA.

A UEFA, organismo máximo responsável pelo futebol europeu, e a ECA, que actualmente representa 201 clubes, oriundos de todas as 53 federações nacionais que integram a UEFA, assinaram o memorando em vigor após a criação da ECA, em Janeiro de 2008. De acordo com esse memorando de 2008, entre outros aspectos, a UEFA reconhece a ECA como o único órgão representante dos interesses dos clubes a nível europeu – e a ECA reconhece a UEFA como o organismo responsável pelo futebol a nível europeu.

O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, explicou que o modelo de gestão em vigor visa dar o exemplo, ajudando na cooperação entre UEFA e clubes europeus. "Temos o Conselho Estratégico para o Futebol Profissional [PFSC], que compreende não só os clubes [ECA], mas também as Ligas [Ligas Europeias de Futebol Profissional], e o Sindicato dos Jogadores [Divisão Europeia do FIFPro]", destacou ao UEFA.com. O PFSC, no qual a UEFA se encontra representada por quatro dos seus vice-presidentes, identifica soluções para melhorar a colaboração entre as várias parte envolvidas no futebol europeu."

"No que toca aos clubes", acrescentou, "é, obviamente, crucial que, através do PFSC, o Comité de Competições de Clubes da UEFA e, depois, o Comité Executivo, consigamos tomar as decisões certas e que o processo de tomada de decisões seja estruturado para que os clubes tenham uma palavra a dizer. E creio que isso é algo que agrada aos clubes."

O Comité Executivo recebeu também actualizações relativas à situação relacionada com a segurança nos jogos de futebol das equipas croatas e sérvias nas competições europeias, na sequência de uma visita levada a cabo pelo Presidente da UEFA a ambos os países para se reunir com os respectivos primeiros-ministros, em Fevereiro de 2011, nas quais Michel Platini salientou a importância da tomada de acções contra a violência ligada ao futebol.

O Comité Executivo assinalou os progressos verificados em ambos os casos, mas aprovou a continuação da monitorização da situação por parte da administração da UEFA e da União Europeia (EU)/Conselho Europeu, seus parceiros. "Vamos continuar a cooperar com os governos", garantiu Infantino. "E estamos confiantes que serão tomadas nos dois países as medidas necessárias."

Selected for you